Capital paulista tem 11 pontos de alagamento

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 as 11:26, por: cdb

Depois de registrar 16 pontos de alagamento na capital paulista na madrugada desta quinta-feira – um deles intransitável, na Zona Oeste –, o Centro de Gerenciamento de Emergência informou que há ainda 11 locais com problemas, mas todos estão transitáveis. De acordo com a Defesa Civil do estado, uma pessoa desapareceu na capital durante a madrugada, o que totaliza dois desaparecidos no Estado. A outra pessoa desapareceu no município de Alumínio, no interior paulista).

Segundo o meteorologista Paulo Etchichury, da Somar Meteorologia, a chuva que atinge São Paulo desde quarta-feira ocorreram por conta de uma frente fria que veio do Sul.

– Estávamos vivendo uma situação atípica porque no início de fevereiro havia um bloqueio atmosférico que bloqueava as frentes frias naquela região. Com isso, tivemos nas últimas semanas a condição tropical responsável pela onda de calor extremo – disse.

De acordo com ele, ontem houve uma mudança que permitiu o avanço da frente fria, que, em choque com o forte calor e a umidade, propiciou o retorno das tempestades.

– A frente fria permanece em São Paulo e o calor extremo diminui. Mesmo com chuva, há sensação de calor, e permanecem as condições de chuva ao longo do dia – afirmou.

O meteorologista acrescentou que a frente fria deve perder intensidade, influenciada por períodos de sol, embora com muitas nuvens, favorecendo ligeira elevação da temperatura, com pancadas de chuva no final da tarde.

Etchichury disse que no fim de semana a frente fia deve voltar a se concentrar no Sul. No Sudeste, a previsão é que permaneça uma massa de ar tropical com temperaturas em torno dos 30 graus Celsius no sábado, domingo e início da próxima semana.