Capacidade de investimento do Município do Rio é ampliada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de setembro de 2004 as 09:34, por: cdb

A Moody´s Investors Service, uma das mais conceituadas agências de qualificação de risco de crédito do mundo, avaliou a situação financeira da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e elevou sua posição do nível B2 para o B1 em relação à capacidade de contrair dívida em moeda estrangeira, o mesmo nível de avaliação do Brasil.

Além de conferir qualificação de solidez em relação à gestão financeira e à capacidade de endividamento, a nova classificação de rating situa o Município em patamar igual ou superior aos governos de estados e municípios brasileiros. O Estado de Minas Gerais, por exemplo, tem nota B3. Já o Estado do Rio de Janeiro e o Município de São Paulo sequer são avaliados pela agência norte-americana. O rating do Rio também supera o de vários países, entre eles Argentina, Venezuela e Uruguai.

De acordo com o relatório da Moody´s, o potencial da cidade e as estratégias adotadas no gerenciamento de suas dívidas, receitas e patrimônio garantem à cidade do Rio de Janeiro um referencial que viabiliza os pleitos da Prefeitura de captar recursos de fontes nacionais e estrangeiras com segurança. Entre os aspectos positivos da nova classificação internacional do Rio, está o ganho de credibilidade no mercado externo para captar recursos necessários a investimentos na cidade.