Cantor Henri Salvador morre aos 90 anos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008 as 17:47, por: cdb

O cantor francês Henri Salvador, morreu nesta quarta-feira, aos 90 anos, em razão de um aneurisma cerebral, segundo sua gravadora. Um dos grandes nomes da música francesa, ele fez um concerto de despedida no dia 21 de dezembro do ano passado no Palácio dos Congressos.

Nascido na Guiana Francesa (território francês na América do Sul), é considerado na França o inspirador da criação da bossa nova, por causa da música Dans mon île? (regravada por Caetano Veloso). Salvador dizia que era grande admirador de Tom Jobim e afirmava que “o Brasil está ligado à minha vida e tem a melhor música do mundo”.

Também regravou Eu sei que vou te amar, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. O disco Révérence é uma homenagem à música brasileira, tendo sido gravado em sua maior parte no Rio de Janeiro.

Henri Salvador atuou durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) no Brasil, na Argentina, Colômbia e Uruguai, formando parte da célebre orquestra de Ray Ventura. Chegou a fazer temporadas no Cassino da Urca em 1942.

Nos anos 50, introduziu o rock and roll na França, cantando sob o pseudônimo de Henry Cording, ao mesmo tempo que gravou faixas de jazz como guitarrista.