Canalização da vala da Hermes da Fonseca transforma realidade de moradores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 11:14, por: cdb

“É inacreditável”, diz emocionado Francisco Carlos, enquanto marca os passos na terra sob a qual, até pouco tempo, havia uma vala de esgoto a céu aberto. Acostumado às mazelas do local em que nasceu e viveu por cinco décadas, o morador do bairro Rio Branco custa a acreditar no salto de qualidade de vida ocasionado pela canalização da vala da Hermes da Fonseca.

A obra de fechamento da vala, realizada em canos duplos de 1,20m cada, elimina uma área degradada que agride diretamente mais de 200 famílias. “Convivi, desde pequeno, com mau cheiro, ratos, mosquitos e todo tipo de praga. Agora, depois de tanto tempo, tudo está mudando”, conta Francisco.

Além da imediata transformação das condições de saneamento e saúde, incluindo a ligação do esgoto das residências à rede, a obra também beneficia a região com um todo, reforçando o escoameno das chuvas. Lixo e detritos jogados na vala obstruíram a vazão e prejudicavam o funcionamento da Casa de Bombas 3, utilizada para dirmir a ocorrência de alagamentos no bairro. Um problema histórico que está com os dias contados.

Ao todo, são 533 metros de canalização em três trechos, dos quais 287 já estão finalizados. A última parte, em andamento, deve ser concluída em cerca de 20 dias pela Secretaria de Obras.

 

Crédito da notícia: Luiz Damasceno