Canadá elege governo progressista e Trudeau será o premiê

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de outubro de 2015 as 15:00, por: cdb
Por Redação, com Ansa – de Quebéc:
O Partido Liberal venceu na última segunda-feira as eleições gerais do Canadá e obteve a maioria absoluta. Com o resultado, o líder da legenda oposicionista, Justin Trudeau, substituirá o primeiro-ministro conservador, Stephen Harper.

Trudeau é filho do ex-premiê e também líder dos liberais, Pierre Trudeau. Ele será o segundo chefe de governo mais jovem do Canadá, com apenas 43 anos.

De acordo com a imprensa canadense, os liberais conquistaram 184 assentos dos 338 totais do parlamento, à frente das 100 cadeiras conquistadas pelos conservadores.

Justin Trudeau, substituirá o primeiro-ministro conservador, Stephen Harper
Justin Trudeau, substituirá o primeiro-ministro conservador, Stephen Harper

Entre as principais promessas do futuro premiê estão taxar os mais ricos, favorecer o debate sobre a legalização da maconha e incentivar o acolhimento de refugiados, segundo a agência de notícias Ansa. O bom desempenho dos liberais é resultado de uma reviravolta: além de ter tido o pior resultado no pleito de 2011, a legenda iniciou a campanha eleitoral de 2015 na terceira posição.

Entretanto, a vitória mostra também uma rejeição dos canadenses ao Partido Conservador e, em especial, a Harper, que encabeçou o governo por quase uma década.

Um dos desafios de Trudeau na nova gestão é o risco de recessão que a economia canadense enfrenta. Nos primeiros cinco meses deste ano, o PIB (Produto Interno Bruto) do país despencou, em virtude da queda no preço do petróleo e da desaceleração da economia chinesa.