Campos terá mutirão de limpeza especial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de outubro de 2009 as 13:17, por: cdb

A secretaria municipal de Serviços Públicos de Campos, no Norte Fluminense, realiza na quinta-feira, a partir das 8h, mais um mutirão de limpeza especial na cidade, contemplando, desta vez, os moradores do bairro do Parque Aurora.

De acordo com o secretário, Zacarias Albuquerque, a mobilização, que acontece todas às quintas-feiras em um ou mais bairros do município, conta com os subprojetos Cata-Treco e Vale Reciclagem Volante, com objetivo de conscientizar a população, mostrando a importância de manter a limpeza dos bairros.

No projeto Cata-Treco uma equipe trabalha na mobilização da comunidade para a entrega de bens inservíveis, como mobiliários e eletrodomésticos inutilizados, em troca de adubo orgânico. O material recolhido em caminhão próprio para o projeto, é encaminhado para o aterro sanitário ou para reciclagem, evitando que estes materiais sejam depositados em terrenos baldios ou nas calçadas.

– Uma outra equipe e um carro de som percorrem as ruas do bairro, distribuindo panfletos com informações sobre coleta e sacolas de lixo para veículos – informa o secretário.

Outro projeto realizado pela secretaria é o Vale Reciclagem Volante, onde os moradores trocam qualquer quantidade de material reciclável por um pacote de 2 quilos de adubo orgânico, devidamente lacrado e com instruções para que seja utilizado corretamente em jardinagem.

– Fazendo parte do mutirão, acontece também a limpeza geral das ruas, pintura de meio-fio e base de poste, remoção de lixo e de entulho clandestino, raspagem e remoção de terra e folhas das sarjetas e limpeza de caixas de bueiros – ressalta Zacarias Albuquerque.