Campos confirma 35 casos de dengue em janeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 as 12:04, por: cdb

Foram confirmados em Campos – Norte Fluminense – trinta e cinco casos de dengue em janeiro deste ano. Desse total, 11 são do tipo mais grave. A informação é do secretário de Saúde, Paulo Hirano, que está em alerta e chama a atenção da população para que colabore no combate às larvas do mosquito da dengue, aedes aegypti.

Segundo ele, a prefeitura está realizando diversas ações para combater a doença em diferentes frentes de trabalho.

“Desde o fim do ano passado, intensificamos as ações de combate e orientação à população, além do que já é feito rotineiramente em todos os bairros. Porém, a maior parte dos criadouros é encontrada dentro das residências. Se cada um tomar conta do seu pedaço, vamos ganhar essa guerra”, afirmou o secretário.

Ele lembrou que a prefeitura adquiriu cinco novos carros-fumacê para colaborar com o combate. Além desses, outro carro-fumacê foi cedido pela Secretaria Estadual de Saúde, após solicitação da prefeitura. Outra medida importante foi a implantação do Prontuário Eletrônico da Dengue, na última semana, através do qual todos os médicos de unidades de saúde da rede pública e particular podem realizar notificações.

O prontuário possui um sistema de geo-referenciamento, que já identifica o endereço do paciente com suspeita da doença, assim que o médico registra o caso. Os dados são enviados para o Centro de Referência da Dengue (CRD) e para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que envia, de imediato, agentes do órgão à residência do paciente, para intensificar as ações.