Campinas envia 94 atletas para Jogos Regionais do Idoso

Arquivado em:
Publicado Segunda, 09 de Abril de 2012 às 03:49, por: CdB

Campinas envia 94 atletas para Jogos Regionais do Idoso

09/04/2012 - 09:41

  

 

Diego Geraldo

 

Noventa e quatro atletas com mais de 60 anos se preparam para representar Campinas na 17ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que serão disputados em Itatiba a partir desta quarta-feira, dia 11 de abril, até domingo, dia 15.

 

Os dois primeiros classificados de cada categoria disputam, no segundo semestre, os Jogos Estaduais. “A expectativa é de uma boa participação. Podemos classificar uma quantidade significativa de atletas para a final estadual”, disse o chefe de setor de Qualidade de Vida da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Kleber Ferreira.

 

Além da competição, os atletas contam com uma programação social que inclui baile de recepção, cerimônia de abertura, no dia 12 de abril, um jantar de confraternização, no dia 13 de abril, e baile de encerramento no dia 14.

 

Ferreira lembra que a interação dos atletas e as experiências vividas são o mais valioso no Jori. “Participar deste evento é importante para valorizar e estimular a prática desportiva como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social de pessoas idosas”, explica.

 

Para ele, o Jori reúne exemplos que inspiram um envelhecimento ativo e bem sucedido. “Temos histórias de superação, força de vontade e um verdadeiro estímulo para a reflexão sobre uma vida plena terceira idade”, destacou Ferreira.

 

Para Antônia Salinas Serra, de 71 anos, campeã da dança de salão em 2011, o Jori é uma oportunidade de novas amizades e vida saudável. “Eu acho ótimo. A convivência e o esporte são muito bons para a cabeça e o corpo, ajuda muito na saúde”, comentou. Ela compete também em Coreografia.

 

Já João Francisco Alle, de 77 anos, que compete no dominó, é um dos entusiastas dos jogos. “Eu adoro isso, amo de coração. Vou todo ano com o maior carinho representar Campinas”, disse.

 

Desempenho

 

Campinas vem melhorando a participação no torneio a cada ano, saltando do 16º lugar em 2008, para o 10º em 2009, 7º em 2010 e chegou ao 2º lugar na edição passada, em Araras, quando enviou 74 atletas.

 

A cidade conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze nem 2011. As categorias campeãs foram dança de salão, natação masculina, vôlei adaptado feminino e corrida de 2 mil metros de 60 a 64 anos masculino.

 

As medalhas de prata foram conquistadas em bocha, damas masculino e feminino, e natação feminina. O bronze ficou para a malha e o xadrez masculino. A SMEL paga a taxa de inscrição da delegação, o transporte, estrutura do alojamento, complementos alimentares, uniforme e equipe técnica para acompanhamento dos atletas.

 

Jori

 

A estimativa é de que 60 cidades, com aproximadamente 3 mil atletas, estejam em Itatiba nos jogos. Serão 14 modalidades adaptadas a pessoas com mais de 60 anos: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado, tênis e xadrez. Campinas deve participar de todas as categorias.

 

O evento é promovido pelo Governo de São Paulo, por meio do Fundo Social de São Paulo, Secretaria de Esportes Lazer e Juventude, em parceria com a Prefeitura de Itatiba por meio do Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo