Campeonato Brasileiro já está na reta final

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 16 de novembro de 2001 as 00:47, por: cdb

O Campeonato Brasileiro já está na 24º rodada e só restam mais três rodadas para os times se firmarem entre os oito que se classificam para a próxima fase ou para fugirem do rebaixamento.

E no dia do aniversário do Flamengo, que completou 106 anos, o São Paulo deu um presente de grego para a equipe carioca. O tricolor paulista venceu o rubro-negro por 3 a 0, gols de Luís Fabiano (2) e França para o time paulista e o lateral-esquerdo Anderson descontou para o time carioca. Com a derrota, o Flamengo, que tem 61% de chances de ser rebaixado para a segunda divisão, continua com 17 pontos. Já o São Paulo soma 40 pontos e ainda tem chances de se classificar para as quartas-de-final.

O jogo começou movimentado e com o Flamengo pressionando os donos da casa e logo no primeiro minuto de jogo, Felipe Mello, pela esquerda, tocou para Sobrinho, que chutou forte, mas a bola bateu na zaga. Três minutos mais tarde, Edílson partiu em contra-ataque e lançou Petkovic, mas o goleiro Rogério saiu da área e impediu que o iugoslavo chegasse na bola.

Aos seis minutos de jogo, Sobrinho arriscou um chute forte de fora da área, mas o goleiro Rogério fez uma boa defesa em dois tempos. Dois minutos depois, Sobrinho tabelou com Edílson e entrou na área, mas ao invés de finalizar, tentou tocar para o capetinha. O goleiro São Paulino foi mais rápido e interceptou o passe.

Mas a máxima do futebol prevaleceu e como quem não faz leva, o São Paulo inaugurou o marcador aos 10 minutos. França deu um drible desconcertante em Juan e mandou uma bomba no ângulo esquerdo do goleiro Clemer.

Curiosamente, depois do gol a partida caiu de nível e os times começaram a errar muito. E aos 18 minutos, Kaká penetrou pela direita e chutou, mas Clemer defendeu.

O Flamengo só foi empatar o jogo aos 32 minutos. Felipe Mello centralizou na área e Ânderson, sozinho, mandou a bola para a rede de peixinho.

Mas o alívio durou pouco e um minuto depois, Luís Fabiano aproveitou o erro da defesa e chutou no canto direito de Clemer, fazendo 2 a 1.

Aos 43 minutos, o lance mais bonito do jogo: França fez um golaço de bicicleta, mas estava impedido e o árbitro Carlos Eugênio Simon anulou o gol.

O segundo tempo começou debaixo de muita chuva e com o São Paulo no ataque. E aos 3 minutos, Kaká tocou para Luís Fabiano chutar da entrada da área, mas Clemer fez boa defesa.

Aos 6 minutos o Flamengo respondeu com Petkovic, que driblou dois marcadores na área e chutou, mas a bola bateu no goleiro Rogério e voltou para o iugoslavo que cruzou para a área, mas Edílson pegou mal na bola, colocando-a por cima do gol.

Quatro minutos depois o São Paulo partiu em contra-ataque e Kaká desperdiçou a chance tentando encobrir o goleiro Clemer, mas a bola foi para fora.

E aos 22 minutos o tricolor paulista chegou ao seu terceiro gol. Reginaldo Araújo cruzou da direita e Luís Fabiano acertou um belo voleio no canto direito de Clemer. Um minuto depois, o mesmo Luís Fabiano quase ampliou o placar tentando um gol de letra, mas a bola passou perto da trave direita do goleiro rubro-negro.

Aos 35 minutos, Luís Fabiano perdeu mais um gol e desta vez ele ficou sozinho, mas Clemer salvou o Flamengo. Um minuto depois o time carioca deu voltou a dar sinal de vida. Edílson driblou o goleiro Rogério, mas cruzou mal.

E aos 45 minutos o goleiro Rogério voltou a salvar o São Paulo. Petkovic fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Edílson cabecear para o gol, mas o goleiro São Paulino fez boa defesa.

O Fluminense voltou a vencer no Brasileiro e já garantiu sua presença nas quartas-de-final do Campeonato. O time venceu o Paraná, adversário que não vencia há seis anos, em pleno Durival de Britto, em Curitiba. O gol foi marcado por Régis e com a vitória o tricolor passou a totalizar 44 pontos.

O Corinthians voltou a jogar bem e venceu o Botafogo por 4 a 2, em Taguatinga. A vitória deixou o Timão com 30 pontos e longe da zona de rebaixamento. Já o alvinegro carioca tem 26 pontos e s