Campanha para conscientizar agricultores é lançada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 8 de outubro de 2004 as 09:22, por: cdb

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev), João César Rando, lançaram a campanha educativa A Natureza Precisa de Você. O objetivo é conscientizar os agricultores sobre os procedimentos corretos de lavagem e devolução das embalagens de defensivos agrícolas.

Embalagens vazias jogadas nos campos ou nos rios podem contaminar a população e causar danos ao meio-ambiente. Nem todos os os agricultores do país sabem que as embalagens de produtos tóxicos podem seguir dois caminhos: a reciclagem ou a destruição, dependendo das características.

Em entrevista à Rádio Nacional AM, o diretor-presidente do Inpev disse que na campanha serão usados diversos meios para que a informação chegue no agricultor que mora no meio do campo, da televisão aos jornais voltados para o meio rural. A partir de segunda-feira e até o final de dezembro serão usados também painéis de estrada, pôsteres, folhetos, a fim de incentivar o produtor a proteger a natureza.

João César Rando destaca ainda o foco para a lavagem das embalagens, nesta primeira fase da campanha, que se refere ao momento da aplicação do produto tóxico. A partir do mês de abril, a campanha será retomada, mas já visando a devolução das embalagens, na fase da colheita da safra. O agricultor, explica Rando, terá então mais tempo para impedir que a embalagem fique exposta de maneira imprópria no meio ambiente.