Campanha Nacional Criança não é de Rua apresenta temática em sessão na Assembleia Legislativa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 12:14, por: cdb

foto/divulgação:

A Campanha Nacional Criança não é de Rua realizou, na tarde de ontem, 3, uma sessão plenária na Assembleia Legislativa, no centro de Florianópolis, para explanar a realidade das crianças e adolescentes em situação de rua do município. 

 

Com o objetivo de mobilizar, a Campanha é uma ação do Comitê Nacional Criança Não é de Rua, que é uma organização não governamental, e incentiva, desde 2007, o diálogo sobre a importância da aproximação feita pelos educadores sociais na rua, da convivência familiar e comunitária, dos espaços de acolhimento institucional governamentais e não governamentais, além da construção de políticas públicas que envolvem as crianças e os adolescentes em situação de moradia nas ruas.

 

O evento contou com a apresentação das crianças do Coral Vozes da Esperança, do Centro de Educação Complementar Criança Fazendo Arte. 

 

A Ação Nacional vem sendo realizada no período da “Semana Santa” para sensibilizar e informar à população sobre o assunto. A sessão plenário apresentou a situação de moradia na rua de crianças e adolescentes, e ressaltou que em Florianópolis não existem crianças morando nas ruas, apenas em situação de rua, como o trabalho infantil, fugas do lar, usuários de drogas, deficientes mentais.

 

Divulgou as propostas apontadas no I Seminário Nacional Criança Não é de Rua, e decidiu solicitar aos parlamentos estaduais a aprovação do “DIA ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO À SITUAÇÃO DE MORADIA NAS RUAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.

 

Segundo estatísticas do Centro POP, 50% das crianças abordadas nas ruas da cidade moravam em Florianópolis, os outros 50% eram de municípios vizinhos. A pesqisa aponta que esses números aumentam no período das férias escolares. Toda criança abordada é encaminhada aos Conselhos Tutelares, responsáveis pelas devidas providências. 

galeria de imagens