Campanha contra a febre aftosa começa na Bahia

Arquivado em:
Publicado Segunda, 01 de Setembro de 2003 às 02:08, por: CdB

Com a presença do governador Paulo Souto, será lançada no próximo dia 4, em Medeiros Neto, no extremo sul do estado, a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Na última campanha, o município registrou um dos maiores rebanhos do estado, com cerca de 1,7 milhão de cabeças.

Os dados foram obtidos através do recadastramento de propriedades feito pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) que vai realizar diversas ações para atingir 100% de cobertura vacinal e disponibilizar seus 1.952 funcionários nesta etapa da campanha. A vacinação, em toda a Bahia, começa no dia 01 e segue até 30 de setembro.

Na primeira etapa deste ano o estado alcançou 93,4% de imunização do rebanho. O destaque foi para a coordenadoria regional de Teixeira de Freitas por ter alcançado o maior percentual com 97,03% de cobertura vacinal.
 
A região também apresentou o maior número de animais, com 1.725.643 cabeças. Nos últimos dois anos a Bahia vem preservando uma cobertura vacinal superior a 90% de imunização do rebanho, enquanto a recomendação dos organismos internacionais é de 85%.
 
No Nordeste apenas a Bahia e Sergipe são considerados Zona Livre de Aftosa. A campanha de vacinação contra a febre aftosa começa em setembro, mas desde o dia 15 de agosto a Adab vem desenvolvendo ações de conscientização do pecuarista. Na última etapa da campanha foram criados núcleos regionais de defesa em cada município com escritório da Adab.

Desde janeiro de 2001 a Bahia é considerada oficialmente, pelo Ministério da Agricultura, Zona Livre de Aftosa com Vacinação e em maio do mesmo ano o estado obteve a certificação internacional, pela Organização Internacional de Epizootias, em Paris.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo