Cameron diz que Reino Unido ‘lutará’, de novo, pelas Ilhas Malvinas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 6 de janeiro de 2013 as 13:10, por: cdb

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, advertiu que o Reino Unido “lutará” para manter a soberania das Ilhas Malvinas, reivindicada pela Argentina.  Diante da crescente pressão da presidente argentina, Cristina Kirchner, em negociar o domínio do arquipélago no Atlântico Sul, Cameron destacou que Londres está disposta a lutar novamente pelo território.

– Certamente estaríamos dispostos (a entrar em guerra), e contamos com fortes defensores nas Ilhas Falckland – disse o premiê, questionado sobre o assunto pela agência britânica de notícias BBC.

Ele também ressaltou que o Reino Unido possui jets de guerra e tropas no arquipélago para proteger o território de uma eventual “invasão”. As declarações de Cameron foram feitas após Cristina Kirchner publicar uma carta aberta nos jornais britânicos pedindo a soberania das ilhas e acusando o governo de “colonialismo do século XIX”. Os dois países travaram uma guerra entre 2 de abril e 14 de junho de 1982 pelo domínio das Ilhas Malvinas, que ficou para os britânicos.

David Cameron estica a corda quando o assunto são as Ilhas Malvinas
David Cameron estica a corda quando o assunto são as Ilhas Malvinas