Câmara homenageia Grabois e Amazonas em seus centenários 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 22 de outubro de 2012 as 15:21, por: cdb

João Amazonas e Maurício Grabois serão homenageados em sessão solene na Câmara no próximo dia 9 em comemoração ao centenário de nascimento dos dois dirigentes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A sessão solene, solicitada pela líder do Partido na Casa, deputada Luciana Santos (PE), também faz parte dos 90 anos de fundação do PCdoB. Após a sessão, serão lançadas as biografias dos dois líderes comunistas.
Maurício Grabois foi líder da bancada comunista na Assembleia Constituinte de 1946, da qual participaram João Amazonas e mais 14 comunistas, todos cassados em janeiro de 1948.

Leia também: Maurício Grabois, o centenário de um herói do povo brasileiro
O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o secretário de Organização, Walter Sorrentino, destacam, no convite enviado a todas as lideranças políticas, sociais e culturais do mundo democrático e progressista do país e em todos os estados, que “cultivar a memória de lutas de João Amazonas e Maurício Grabois é a reiteração de compromisso com o Brasil, os brasileiros e o socialismo”.

Segundo eles ainda, “é modo também de elevar bem alto o esforço pela construção de um forte PCdoB, temperado na luta, firme nos princípios e sólidos nos seus fundamentos militantes”.

Os dirigentes comunistas também destacam o vitorioso protagonismo do PCdoB nas recentes eleições municipais. “O PCdoB, orgulhoso do feito de João Amazonas e Maurício Grabois como próceres políticos do país e liderando a trajetória do Partido Comunista do Brasil desde a luta contra o Estado Novo, e ciente das imensas contribuições deles à luta social em nosso país, quer honrar o legado deles perante a nação”, ressaltam no texto do convite.

O texto diz ainda que “a homenagem presta tanto tributo à memória desses elevados combatentes, quanto educa a consciência dos que mantêm elevada a consciência por transformações avançadas em nosso país, no rumo socialista”.

Da Redação em Brasília

 

..