Camaçari possui diversos programas de apoio e atendimento à mulher Publicada em 09/03/2012 às 06:03

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 04:25, por: cdb

Foto: Wendell Wagner
Centenas de pessoas saíram às ruas para prestigiar a Marcha

A chuva que caiu em Camaçari na tarde de quinta-feira (08/03), data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, não ofuscou o brilho de centenas de mulheres que celebraram com entusiasmo as conquistas da classe feminina durante a VI Marcha das Mulheres do Município.

Durante o evento, que marcou o início das atividades do Março Mulher, a população pôde curtir o som da cantora Gilmelândia, que não deixou ninguém ficar parado. O tema deste ano foi Camaçari tem mão! Mão de obra feminina.

Em defesa de políticas públicas para as mulheres, o prefeito Luiz Caetano parabenizou as mulheres pelo seu dia e lembrou que antes não existiam ações voltadas para a classe feminina do Município. “Temos como prioridade de governo investimentos em projetos que melhoram a vida das mulheres”, falou.

O secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, acredita que com a criação da Secretaria da Mulher (Semu), o desenvolvimento de políticas públicas em prol da classe feminina foi ampliado no Município.
“Este mês, as mulheres brasileiras comemoram mais uma importante conquista. A presidenta Dilma Rousseff vai sancionar no próximo dia 13, a lei que determina salários iguais para pessoas de sexos diferentes e que desempenham a mesma função”, informou o secretário Ademar.

A secretária da Mulher, Aurenita Castillo, enumerou algumas das conquistas das mulheres no Município, entre elas a implantação do Centro de Referência de Atenção à Mulher Yolanda Pires, que já realizou 1.609 atendimentos, e da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher) em Camaçari, além da capacitação de mais de 1.500 mulheres através do projeto Mulher Cidadã, das implantações do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher, da Rede de Proteção à Mulher e do projeto Centro de Referência Mais Perto de Você.

Comprometida com o desenvolvimento de ações em prol da mulher, a deputada estadual Luiza Maia também marcou presença na Marcha e pontuou as lutas que as mulheres enfrentam atualmente. “Buscamos mais qualidade de emprego, o fim da violência contra a mulher, mais autonomia e creches para os filhos das mulheres que trabalham”.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Viviane Teixeira, a Marcha é o momento de comemoração e conscientização da população sobre o importante papel da mulher na sociedade.
Filha de Camaçari, Alice Maria Barbosa, moradora do bairro Gleba E, participou do evento e agradeceu ao prefeito Caetano por tudo que vem sendo feito para a população de Camaçari. “Agora temos mais qualidade de vida”.

As atividades do Março Mulher seguirão até o final do mês com palestras sobre as diversas temáticas femininas. O evento é uma iniciativa da Semu, que promove diversas ações de valorização das mulheres.

 

PRESENÇAS

Marcaram presença no evento os secretários da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Educação, Valter Lima, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira,  e do Esporte e Lazer, Ademar Lopes, mais os vereadores Paulinho do Som (PT), Margarida Galvão (PT) e Oto da Farmácia (PSD).

Também estiveram presentes o coordenador do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), Augusto de Paula, a delegada Titular da Deam Camaçari, Taís do Rosário, a ouvidora do Município, Léa Nascimento, os idosos do Conviver (Centro de Convivência do Idoso) e os integrantes do GGC (Grupo Gay de Camaçari).

Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>Foto:–> –>