Calle 13 e Caetano estão entre indicados ao Grammy Latino

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 18 de setembro de 2009 as 11:43, por: cdb

O duo de rap porto-riquenho Calle 13 liderou as indicações para a 10a edição anual dos Grammy Latinos, com cinco indicações, anunciaram os organizadores na quinta-feira. Caetano Veloso e a banda mexicana alternativa Café Tacvba estão entre outros artistas indicados em várias categorias.

O Calle 13 foi citado nas categorias-chave de álbum do ano (Los De Atrás Vienen Conmigo) e disco do ano (No Hay Nadie Como Tu, com o Café Tacvba).

O álbum e a canção do ano também foram indicados para melhor álbum de música urbana e melhor canção alternativa. Além disso, o duo foi indicado na categoria vídeo de música curto (La Perla, com Ruben Blades).

Caetano Veloso foi indicado para melhor álbum de cantor e compositor Zii e Zie), canção brasileira (A Cor Amarela) e melhor vídeo de música longo (E a Música De Tom Jobim).

Outros artistas com três indicações cada incluem o brasileiro Ivan Lins & The Metropole Orchestra; o músico e produtor José Lugo; o compositor Jorge Luis Piloto; a cantora brasileira Ivete Sangalo, o veterano salseiro porto-riquenho Gilberto Santa Rosa e o duo porto-riquenho de reggaeton Wisin y Yandel.

Os prêmios, que vão cobrir 49 categorias, serão entregues no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, em 5 de novembro, e serão transmitidos nos EUA na emissora de língua espanhola Univision.

A cerimônia de 2008 aconteceu em Houston e atraiu 5,8 milhões de telespectadores na Univision, uma queda de 6% em relação ao ano anterior.

Ivan Lins também vai concorrer a álbum do ano com Regência: Vince Mendoza, ao lado do colombiano Andrés Cepeda por Día Tras Día, do nicaraguense Luis Enrique por Ciclos e da argentina Mercedes Sosa por Cantora 1.

Ivan Lins também foi indicado por melhor MPB (Música Popular Brasileira), e sua canção Arlequim Desconhecido concorre a disco do ano.

Além de Ivan Lins e do Calle 13, os outros candidatos a disco do ano são Luis Fonsi com Aleks Syntek, Noel Schajris e David Bisbal por Aqui Estoy Yo, a José Lugo Orchestra com Gilberto Santa Rosa por Si No Vas A Cocinar e a cantora pop italiana Laura Pausini por En Cambio No.