Cai participação de veículo 1.0 no mercado doméstico

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Publicado Sexta, 14 de Janeiro de 2005 às 12:21, por: CdB

A participação das vendas de veículos 1.0 no mercado nacional de automóveis caiu no ano passado, em relação a 2003. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a participação dos veículos nacionais e importados de 1.000 cilindradas foi reduzida de 63,3% em 2003, para 57,3% no ano passado.

Enquanto isso, a fatia dos carros entre 1.000 e 2.000 cilindradas subiu de 36,2% em 2003 para 42,3% no ano passado. Nos dois anos anteriores, a faixa dos carros com mais de 2.000 cilindradas estava estacionada em torno de 0,5% do mercado total.

No ano passado, as vendas de veículos 1.0 cresceram numa velocidade muito menor do que as de carros com motores mais potentes. Foram comercializados 742 mil carros com até 1.000 cilindradas no ano passado, 4,9% a mais do que no ano anterior. Já os carros com cilindradas acima de 1.000 e de até 2.000 vendidos em 2004 somaram 548 mil unidades, um salto de 35,4% sobre o ano anterior.

As vendas de veículos 1.0 começaram a cair no fim do governo de Fernando Henrique Cardoso, que em 2002 reduziu de 25% para 16% a alíquota do IPI dos carros com motor mais potente, aproximando seu preço do automóvel popular. O carro popular de motor 1.0 foi uma invenção brasileira, criada pela Câmara Setorial de 1992. A câmara instituiu uma importante queda no IPI para esses modelos, com a conseqüente derrubada nos preços. Atualmente, a alíquota de IPI é de 10% para carros a gasolina e de 9% para carros a álcool.

Bicombustíveis

Mas há também outro motivo para a queda na preferência do consumidor: a popularização das tecnologias com motores movidos a mais de um combustível. De acordo com a Anfavea, foram vendidos no ano passado 379 mil unidades de veículos flexíveis ("flex"), ou seja, 26% do mercado total de veículos leves nacionais e importados. Em 2003, ano em que a alternativa surgiu no mercado, foram comercializadas 84 mil unidades do gênero, ou 7% do total. As principais montadoras (Volkswagen, GM, Fiat, Ford e Renault) oferecem diversos modelos com a tecnologia flexível.

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