Cai Mazar-i-Sharif e Talebã admite sua primeira derrota para Ocidente

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de novembro de 2001 as 20:25, por: cdb

O regime Talebã confirmou, nesta sexta-feira, a entrada de combatentes da oposição na cidade de Mazar-i-Sharif, ponto estratégico na guerra que se desenvolve na região. A queda de Mazar-i-Sharif, segundo anunciou a Afghan Islamic Press (AIP), aconteceu com o apoio das forças anglo-americanas.

Fontes do Talebã indicaram à AIP, baseada no Paquistão, que se retiraram da cidade “depois de uma ofensiva da Aliança do Norte”, a coalizão da oposição armada.

Segundo fontes do Talebã, citadas pela AIP, “o Talebã está reagrupando suas forças fora da cidade depois da ofensiva da oposição”.

Segundo a agência, os opositores entraram pela zona sul da cidade.

Cai a cidade-chave para o avanço da Aliança do Norte

O general Rashid Dostum, comandante da Aliança do Norte, a resistência afegã, anunciou, nesta sexta-feira, que suas tropas entraram em Mazar-e-Sharif, reduto estratégico da milícia talibã, que detém o poder no país.

Dostum disse ao correspondente da CNN Ben Wedeman que as forças da Aliança entraram na cidade pela principal rota de abastecimento no norte do Afeganistão.

Se a operação for confirmada, a resistência terá conquistado sua primeira grande vitória desde o início dos ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos, há um mês.