Cadastro e Recadastro o ano todo no Sistema Passa Fácil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de março de 2012 as 06:55, por: cdb

O Sistema Passa Fácil, administrado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos – SMTU, funciona em três pilares principais: a venda de passe pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica – Sinetran; a validação dos créditos pelas escolas e o cadastro e recadastro dos alunos pelo Sistema Passa Fácil.

Esses pilares se integram e um depende do outro, formando uma cadeia positiva que tem como único beneficiado o estudante que garante seu direito a meia passagem.

O Sistema funciona normalmente durante todo o ano, mas no período que antecede o início das aulas, a Prefeitura de Manaus, via SMTU promove uma grande campanha e dá prazo de cadastro e recadastro para que o aluno não perca seu direito no momento em que mais precisa dele.

O Sistema Passa Fácil é um avanço significativo para os estudantes. Num passado próximo o caos tomava conta e os estudantes sofriam ao enfrentarem longas filas e muita burocracia tentando fazer uso de um direito adquirido.

Hoje, a SMTU garante Lan House gratuitas para recadastramento e todo o processo pode ser feito de qualquer computador, a qualquer momento pelo site: estudantes.manaus.am.gov.br.

A única exigência feita é que no primeiro cadastro o aluno ou responsável apresente certidão de nascimento ou carteira de identidade.

Este foi um dos anos mais tranqüilos do Sistema. Durante a Campanha, realizada de 01 a 30 de janeiro, 193.037 estudantes se recadastraram e apenas 29.887 novos cadastros foram feitos perfazendo um total de 222.924 alunos de mais de 1300 cursos na cidade de Manaus podem utilizar o benefício da meia passagem.

Fim das fraudes

O Sistema permite a SMTU o controle geral de quem está realmente estudando, mesmo assim algumas pessoas insistem em tentar burlar o sistema. Dos cadastros realizados até semana passada 174. 261 foram aprovados, ou seja, o aluno informou onde está estudando, a escola validou essa informação e o sistema liberou os créditos para serem comprados pelo estudante. Não há limite de crédito, quantos o aluno precisar será liberado pelo sistema.

No entanto, foram registrados 13.230 pessoas que informaram estar estudando e as escolas afirmaram que esses alunos não estão matriculados e outros 31.229 estão aguardando confirmação das escolas.

“Insatisfações ainda acontecem, mas a grande massa estudantil sabe que o direito deles está sendo respeitado e que podem conta com o Sistema Passa Fácil”, lembra o Superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante.

Como usar o Sistema

É muito simples utilizar o Passa Fácil. Acesse o site estudantes.manaus.am.gov.br.Neste site você encontra informações sobre o Passa Fácil, resgate de senhas, postos de atendimento para primeiro cadastro, Lan Houses credenciadas e um espaço para dúvidas.

Quem já possui o Passa Fácil é só clicar na seta para fazer seu recadastramento e abre uma janela onde aparecem um campo que pode ser utilizado pelos estudante e outro direcionada ás escolas. Clique no recadastro estudantes e informe sua data de nascimento e número do cartão ou então se preferir informe o número de seu cadastro. São as duas formas de acessar suas informações.

Faça as mudanças que achar necessário, como incluir ou mudar a escola, os cursos que está fazendo, etc. É tudo muito interativo e sem complicação. Mas lembre-se, tudo que você informar, terá que ser validado pela escola, portanto o melhor é fazer sua matrícula e pedir que a validação seja feita o mais rápido possível pela escola e depois cadastrar no Sistema.