Bush se diz disposto a trabalhar com Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 27 de outubro de 2002 as 21:39, por: cdb

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, saudou Luiz Inácio Lula da Silva, depois de receber a informação de que o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) estava prestes a ter sua vitória confirmada nas eleições presidenciais do Brasil.

“O presidente congratula-se com o vencedor da eleição e espera trabalhar produtivamente com o Brasil”, disse o porta-voz da Casa Branca Ari Fleischer a jornalistas que acompanhavam Bush no Air Force One – o avião presidencial – em sua volta aos Estados Unidos, depois de participar de uma cúpula de países do Pacífico, no México.

Lula, que lidera o maior partido de esquerda na América Latina, havia causado temores nos mercados internacionais devido a preocupações dos investidores com mudanças de rumos na economia do Brasil, principalmente no que diz respeito à sua dívida externa.

Os Estados Unidos já tiveram problemas em suas relações com outros governos de esquerda na América Latina, incluindo o da Venezuela.

Mas, antes da votação deste domingo no Brasil, o Governo Bush assinalou que buscaria manter uma relação de cooperação com o maior país latino-americano, no caso de uma vitória de Lula.