Bush se diz ‘absolutamente certo’ de que foi correto invadir o Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 9 de julho de 2003 as 12:49, por: cdb

O presidente norte-americano, George W. Bush, disse nesta quarta-feira em Pretória estar “absolutamente certo” de ter tomado uma boa decisão quando invadiu o Iraque.

As declarações do presidente Bush surgem após a Casa Branca ter admitido que não deveria ter afirmado que o deposto presidente iraquiano Saddam Hussein tentara obter urânio em África.

– Não há no meu espírito qualquer dúvida de que Saddam Hussein representava uma ameaça para a paz mundial ou de que os Estados Unidos, juntamente com os aliados e amigos, agiram corretamente quando lhe retiraram o poder – disse Bush, respondendo a um jornalista sobre a alegada intenção de Saddam de obter urânio para um programa nuclear.

No seu discurso sobre o Estado da União, em Janeiro passado, Bush afirmara que o governo britânico tinha a informação de que Saddam Hussein “tentara obter recentemente quantidades significativas de urânio em África”.

A acusação britânica baseava-se em documentos falsos, reconheceu na terça-feira o porta-voz para a Segurança Nacional da Casa Branca, Michael Anton.