Bush quer mais US$ 75 bilhões para a guerra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de março de 2003 as 20:36, por: cdb

O presidente George W. Bush fechou, nesta segunda-feira, a conta que apresentará a líderes do Congresso norte-americano sobre os custos estimados com a guerra contra o Iraque: US$ 75 bilhões, que deverão ser destinados à ação militar por meio da aprovação de uma verba extra no Orçamento.

Bush almoçou com assessores militares e também com a equipe econômica de seu governo para discutir, antes do encontro com os congressistas, os rumos da guerra.

O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, referiu-se ao reforço no Orçamento como uma “verba suplementar”, que deverá cobrir não apenas os custos militares, mas também parte da ajuda humanitária à população iraquiana e, ainda, medidas de segurança dentro dos Estados Unidos.

Bush pretende apresentar formalmente o pedido de gastos no Pentágono, na terça-feira, e, em seguida, viajará até o QG do Comando Central das Forças Armadas, em Tampa, no estado da Flórida.

Na quarta-feira, o presidente se reunirá com militares envolvidos na estratégia da guerra no Iraque.

Segundo fontes da Casa Branca, o pedido de verba suplementar para o Orçamento de 2003 deverá ser enviado ainda esta semana ao Congresso. A votação será precedida de contatos diretos entre Bush e líderes da Câmara dos Representantes e do Senado.