Bush pretende incentivar viagens de civis ao espaço

Arquivado em:
Publicado Sexta, 07 de Janeiro de 2005 às 08:15, por: CdB

O presidente norte-americano, George W. Bush, pretende conceder ao setor privado uma participação maior na exploração do espaço, encorajando o surgimento de novos mercados, inclusive um envolvendo vôos espaciais com civis.

Em uma declaração, a Casa Branca disse que a grande queda no mercado para lançamentos comerciais havia enfraquecido a indústria de transporte espacial. Segundo o documento, grandes mudanças no papel do governo seriam necessárias para garantir a presença do país no espaço e a proteção de seus interesses comerciais e militares.

- A administração norte-americana precisa incentivar o espírito empreendedor do setor privado do país, oferecendo a oportunidade de que se abram novos mercados, incluindo um para a ida ao espaço de civis -  disse.

A nova política aparece apenas alguns meses depois de a primeira espaçonave tripulada desenvolvida pelo setor privado ter chegado ao espaço. Os ônibus espaciais dos EUA continuam sem poder voar em virtude do acidente com o Columbia em 2003.

No documento, Bush manda que seus secretários de Comércio e dos Transportes "encorajem, facilitem e promovam" o transporte comercial no espaço, incluindo aí os vôos com turistas.
As novas diretrizes também prevêem que a Nasa (agência espacial dos EUA) limite sua atuação às áreas onde os setores privado e militar estiverem ausentes.

O Pentágono e a Nasa dividiriam a responsabilidade por garantir a continuação do acesso dos EUA ao espaço. O Departamento de Defesa manteria o comando de todas as atividades espaciais relacionadas com a área de segurança. A Nasa ficará encarregada do transporte espacial de civis. O órgão terá por função, especialmente, desenvolver uma fonte de energia nuclear a ser usada em viagens espaciais.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo