Bush participará de Assembléia Geral da ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 12 de setembro de 2003 as 16:18, por: cdb

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, falará ao plenário da Assembléia Geral da ONU no próximo dia 23, primeiro dia do debate geral. O porta-voz presidencial, Scott McClellan, informou que Bush estará em Nova York nos dias 23 e 24, onde se reunirá com Julian Hunte, ministro de Relações Exteriores de Santa Lúcia, país que assume este mês a presidência da Assembléia Geral. “O presidente também realizará reuniões com vários dirigentes mundiais durante sua estada em Nova York”, disse McClellan, sem dar detalhes da agenda presidencial.

Bush abriu no ano passado o período de sessões da Assembléia Geral, que coincidiu com o primeiro aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os EUA. Na ocasião, o presidente apresentou ao restante do mundo suas intenções de pressionar o governo do Iraque, inclusive pela via militar, para que se desfizesse de suas armas de destruição em massa, um arsenal que continua sem ser encontrado mesmo depois da guerra.

A confirmação do discurso de Bush na sede das Nações Unidas é feita num momento em que continuam as negociações no Conselho de Segurança para tentar chegar a um acordo sobre o conteúdo de uma resolução sobre a reconstrução do Iraque.

Os EUA apresentaram um projeto de resolução nesse sentido, mas países como França e Rússia, membros com direito a veto, consideram que a proposta de Washington não dá às Nações Unidas suficientes atribuições, e, por isso, as negociações continuam.
Amanhã, os ministros de Exteriores dos países membros permanentes do Conselho (EUA, China, Rússia, França e Reino Unido) se reunirão em Genebra, convocados pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para tentar aproximar posições.