Bush mantém pequena vantagem sobre Kerry, diz pesquisa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 7 de outubro de 2004 as 09:02, por: cdb

O presidente norte-americano, George W. Bush, mantém uma pequena vantagem de dois pontos sobre seu adversário democrata, John Kerry, a menos de quatro semanas das eleições norte-americanas, mostrou nesta quinta-feira uma pesquisa Reuters/Zogby. Bush tem 46% das preferências contra 44% de Kerry. Oito por cento dos prováveis eleitores (o voto nos EUA é facultativo) ainda não decidiram em quem votarão, disse a pesquisa.

Com a guerra no Iraque dominando a pauta da campanha, Kerry abriu uma vantagem de 51% contra 39%  Bush em meio a eleitores que citam o Iraque como o assunto prioritário. Entre os eleitores que elegeram a guerra ao terror como a questão mais importante, Bush apareceu com 68% em relação aos 26% do senador democrata.

Kerry esperava que a discussão sobre economia fosse lhe favorecer, mas ele ainda não conseguiu superar Bush nesse quesito entre os eleitores mais preocupados com ele.
“Entre aqueles que citam a economia como o assunto mais importante, os candidatos estão empatados – Bush leva uma pequena vantagem”, com 46% contra 44%, afirmou o especialista John Zogby.

A pesquisa foi feita entre segunda-feira e quarta, com 1.217 prováveis eleitores. Ela foi a primeira de uma série diária que vai continuar até o dia 1o de novembro – a eleição ocorre em 2 de novembro. A sondagem tem uma margem de erro de mais ou menos 2,9 pontos percentuais.

A chamada “tracking poll” combina os resultados de três noites consecutivas de pesquisas, depois elimina os resultados da primeira noite a cada vez que uma outra é acrescentada. Esse tipo de pesquisa permite aos institutos registrar mudanças na opinião dos eleitores à medida que elas acontecem.