Bush inicia viagem por cinco países africanos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 7 de julho de 2003 as 14:45, por: cdb

O presidente americano, George W. Bush, embarca na noite desta segunda-feira para o Senegal, a primeira etapa de uma viagem a cinco países africanos, que termina no próximo sábado, na Nigéria.

Bush segue depois para África do Sul, Botsuana, Uganda e Nigéria. Na babagem, o presidente carrega um pacote de ajuda ao continente.

Entre eles, uma ajuda ao programa HIV-Aids, de US$ 15 bilhões. O presidente americano também vai discutir a situação na Libéria com líderes africanos, em Dacar, no Senegal.

Três dos cinco países que Bush vai visitar são considerados exemplos na África. O Senegal, por exemplo, é muito elogiado pelo sistema político democrático do país.

Libéria

O governo americano também se mostrou impressionado com o programa de combate à Aids implementado em Uganda.

Botsuana, por sua vez, é apontado por analistas como um dos países mais promissores da África, apesar dos altos índices de casos de HIV-Aids no país.

A visita de Bush ocorre ao mesmo tempo em que militares americanos chegam à Libéria para participar de uma força de paz no país.

Os militares americanos, incluindo especilistas em purificação de água, em medicina preventiva, construção e logística, vão visitar campos de refugiados onde estão milhares de pessoas desde o início da guerra civil na Libéria.

Bush também se dispôs a ampliar para US$ 10 bilhões a ajuda internacional aos países africanos, o que seria utilizado no combate à corrupção e para a abertura de mercados locais.

Esta é a primeira visita de Bush ao continente africano. De acordo com analista, o presidente americano quer mostrar que não está negligenciando ajuda aos países pobres do mundo.