Bush diz que reeleição o colocou acima do Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 16 de janeiro de 2005 as 11:06, por: cdb

O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou que a decisão do povo de reelegê-lo ratifica sua posição sobre o Iraque, mostrou o jornal Washington Post.

Não ha razão para empregar nenhuma avaliação oficial sobre erros ou falhas de julgamento no planejamento antes da guerra ou em sua condução, afirmou Bush.

“Nós tivemos um momento de avaliação e esse é chamado de eleições de 2004”, disse o presidente em uma entrevista publicada na edição de domingo do jornal.

“O povo americano ouviu diferentes considerações sobre o que estava ocorrendo no Iraque, olhou para os dois candidatos e me escolheu.”

Ele se recusou a endossar um recente relatório do secretário de Estado, Colin Powell, de que o número de norte-americanos servindo no Iraque poderia ser reduzido até o final do ano.

Na semana passada, Powell disse que as tropas poderiam ser reduzidas neste ano, mas Bush sustentou que é prematuro julgar quantos homens e mulheres norte-americanos serão necessários para combater os insurgentes e consolidar um novo e sustentável governo.

“Quanto mais cedo os iraquianos estiverem… melhor preparados, melhor equipados para lutar, mais cedo nossas tropas poderão começar a voltar para casa.”