Bush diz que Bin Laden tentou montar base no Iraque

Arquivado em:
Publicado Quarta, 23 de Maio de 2007 às 16:45, por: CdB

O presidente americano, George W. Bush, afirmou nesta quarta-feira que Osama Bin Laden tentou estabelecer em 2005 um núcleo do grupo Al-Qaeda no Iraque para atingir tropas americanas.

Bush disse que o líder da Al-Qaeda no Iraque na época, Abu Musab al-Zarqawi, recebeu a ordem de montar uma "plataforma" a partir da qual a Al-Qaeda poderia planejar ataques contra os Estados Unidos.

Ele descreveu a guerra no Iraque como um embate entre os Estados Unidos e a Al-Qaeda e disse que o país enfrenta uma ameaça terrorista contínua.

- Aqui na América, nós estamos vivendo no olho do furacão -, disse Bush.

Durante uma cerimônia da Guarda Costeira americana, no Estado de Connecticut, Bush disse que "a Al-Qaeda é o inimigo número um na jovem democracia do Iraque e que a Al-Qaeda é o inimigo número um na América também".

- Na mente dos líderes da Al-Qaeda, o 11 de setembro foi apenas um adiantamento da violência que ainda virá. O perigo não passou -, disse Bush, destacando os "sucessos" dos Estados Unidos em prevenir outros ataques.

Parte das informações reveladas por Bush tornou-se pública na terça-feira, após a divulgação de um documento de 2005 do Departamento de Segurança Interna.

O relatório, que afirmava que Bin Laden havia empregado Zarqawi (morto por tropas americanas em junho de 2006) no Iraque, não provocou na época um aumento no nível do alerta de terrorismo nos Estados Unidos.

A assessora do Departamento de Segurança Interna, Frances Townsend, disse que detalhes do relatório vieram a público agora porque muitos dos citados no texto já estão mortos ou sob custódia americana.
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo