Bush dá carta branca a general

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de abril de 2003 as 11:48, por: cdb

O presidente norte-americano George W. Bush deu sinal verde ao comandante das forças norte-americanas no Golfo, general Tommy Franks, para lançar o ataque a Bagdá, anuncia nesta quarta-feira o jornal The Guardian. Uma fonte do Pentágono citada pelo matutino londrino disse que Bush deu ao general Tommy Franks toda a liberdade para escolher a melhor hora para lançar a ofensiva contra a capital iraquiana. Com isso, Franks não teria que consultar nenhum falcão do Pentágono, como o secretário de Defesa Donald Rumsfeld.

Nesta semana, Rumsfeld recebeu uma saraivada de críticas. As principais, vindas de alguns ex-generais, o acusam de ignorar diversos pedidos dos comandantes militares envolvidos na operação de invasão do Iraque e de levar as tropas invasoras a uma posição difícil, sem homens suficientes para reagir a uma resistência iraquiana que não estava, aparentemente, nos planos de guerra.

No entanto, uma fonte do Centro de Comando (CENTCOM) no Qatar disse estar “iminente” uma batalha terrestre de grande escala por Bagdá, acrescentando: “Os próximos quatro dias vão ser críticos”.