Bush cria departamento para proteção contra o ciberterrorismo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de setembro de 2001 as 14:23, por: cdb

O senador norte-americano Joseph Lieberman garantiu que o recém-criado Departamento de Proteção à Nação deverá coordenar os esforços para combater o ciberterrorismo no país, além das ameaças tradicionais e terá o governador da Pensilvânia, Tom Ridge, como o responsável pelo comando da nova organização.

De acordo com o senador – presidente do Comitê de Assuntos Governamentais do Senado – os norte-americanos são tão dependentes de tecnologia da informação (TI), que esta se tornou uma estrutura vital para a população. “Nossas vidas, comércio e sociedade estão tão envolvidos com a Internet, que acabamos criando uma nova forma de vulnerabilidade”, afirmou Lieberman depois de uma audiência que examinou a forma de organização do novo departamento.

Segundo Lieberman, o Senado esteve reunido para discutir que forma o novo escritório deverá ter, ou seja, se deverá tornar-se uma agência independente ou um braço do poder executivo. O senador ouviu dois painéis de consultores que vêm examinando as ameaças terroristas nos Estados Unidos há anos. Ele adiantou que seu comitê vai considerar as observações junto com a administração Bush, com o objetivo de introduzir a nova organização na legislação em breve.

Além disso, o comitê vai realizar uma nova audiência para discutir a vulnerabilidade de infra-estruturas críticas do país, incluindo a tecnologia da informação.