Bush convida Kirchner para visitar Washington

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de maio de 2003 as 15:18, por: cdb

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, conversou nesta sexta-feira por telefone com o futuro presidente argentino, Néstor Kirchner, e o convidou para visitar Washington “o mais breve possível”, segundo o vice-chanceler argentino, Martín Redrado.

Bush telefonou para cumprimentar Kirchner “pelo contundente triunfo eleitoral, porque representa uma inovação política, e disse que os Estados Unidos vão continuar trabalhando com a Argentina pela recuperação econômica”, de acordo com Redrado.

O governo Bush será representado na posse de Kirchner, no próximo domingo, pelo secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, o cubano-americano Mel Martínez. Redrado disse que o envio do secretário não foi encarado como um menosprezo por parte de Washington, e que Kirchner vai recebê-lo na próxima segunda-feira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmou sua presença na posse de Kirchner. O venezuelano Hugo Chávez e o herdeiro da coroa espanhola, príncipe Felipe de Borbón, também devem estar presentes.

Kirchner disse em várias oportunidades que sonha em criar um eixo latino-americano com uma visão política comum. Seu plano é fortalecer o Mercosul antes de começar a discutir com os Estados Unidos a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).