Bruxelas: sobe número de mortos e feridos em explosões

Arquivado em:
Publicado Terça, 22 de Março de 2016 às 06:47, por: CdB

 

Duas explosões, uma delas “provavelmente causada por um ataque suicida” segundo o procurador belga, foram registradas no aeroporto e outra na estação de metrô de Maelbeek

  Por Redação, com ABr - de Bruxelas/ Moscou:   Pelo menos 34 pessoas morreram e 187 ficaram feridas nos atentados desta terça-feira em Bruxelas, mostra o novo balanço provisório das autoridades. Os números divulgados anteriormente eram 26 mortos, 11 no aeroporto de Zaventem e 15 na estação de metrô de Maelbeek, e 136 feridos.
bruxelasataques.jpg
Duas explosões, uma delas “provavelmente causada por um ataque suicida” segundo o procurador belga, foram registradas no aeroporto e outra na estação de metrô
Segundo dados divulgados pela ministra da Saúde belga, Maggie de Block, 14 pessoas morreram nas duas explosões ocorridas no aeroporto e, segundo o Ministério da Justiça, 81 ficaram feridas. De acordo com informações da empresa que administra o metrô, a Stib, 20 pessoas morreram na estação do metrô e 106 ficaram feridas, 17 em estado grave. O balanço anterior da Stib era de 55 feridos na estação do metrô, 10 em estado grave. Duas explosões foram registradas de manhã no aeroporto de Zaventem e uma terceira, cerca de uma hora mais tarde, na estação do metrÔ de Maelbeek, perto das instituições europeias. As três explosões foram qualificadas pelas autoridades belgas como atentados terroristas. Putin O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou a certeza de que os terroristas homicidas e seus cúmplices vão receber a merecida punição e destacou que “a luta contra este mal requer uma cooperação internacional mais ativa”, disse por meio do porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov. Duas explosões atingiram nesta terça-feira o aeroporto de Bruxelas por volta das 8h (horário local, 4h no horário de Brasília). Segundo a última informação, morreram 21 pessoas, várias dezenas ficaram feridas. Mais duas explosões ocorreram no metrô, nas estações de Maelbeek e Schuman. O presidente russo Vladimir Putin condenou os crimes bárbaros em Bruxelas e expressou sua solidariedade com os belgas nestas horas difíceis. Putin também já exprimiu suas condolências ao rei belga Felipe pela morte de civis nos atentados da manhã desta terça-feira em Bruxelas. – O chefe do Estado russo condenou este crime bárbaro que não tem quaisquer justificações e que confirma mais uma vez que o terrorismo não reconhece fronteiras e ameaça os povos de todo o mundo – disse o porta-voz Dmitry Peskov.

Procurador

O procurador do rei Filipe, da Bélgica, afirmou que o aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, foi alvo de um atentado terrorista suicida, noticiou nesta terça-feira o jornal belga Le Soir, na edição digital. De acordo com o Ministério Público Federal belga, citado pela cadeia pública de televisão Rtbf, pelo menos 21 pessoas morreram e 35 ficaram feridas no aeroporto de Zaventem, onde houve duas explosões. Elas ocorreram quatro dias depois da detenção de Salah Abdeslam, um francês de origem marroquina, único sobrevivente do comando autor dos atentados suicidas de 13 de novembro, em Paris (130 mortos). Ele foi preso em Bruxelas. Várias testemunhas no aeroporto afirmaram que ouviram disparos na área de embarque, antes de gritos de frases em árabe, seguindo-se duas explosões. O nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala, anunciaram as autoridades locais.
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo