Britânicos querem restabelecer ‘ordem e a lei’ em Basra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 9 de abril de 2003 as 10:36, por: cdb

As forças britânicas querem restabelecer “a ordem e a lei” rapidamente em Basra, no sul do Iraque, para permitir a chegada “em breve” da ajuda das agências humanitárias, afirmou nesta quarta-feira o coronel Al Lockwood.

O porta-voz das forças britânicas no Golfo disse ainda à Rádio BBC é obrigação do Exército do Reino Unido, “de acordo com as leis internacionais, na qualidade de forças ocupantes para que a lei e a ordem sejam respeitadas”, e isso será cumprido.

Ele acrescentou que as forças britânicas estão “em contato com as autoridades locais para persuadir a polícia local a retomar as suas funções”.

“Vários polícias desapareceram. Devemos ganhar a confiança da comunidade e do que resta das forças da polícia que não estão associadas ao regime de Saddam Hussein, para os incentivar a manifestarem-se”, disse.

O objetivo é “de os levar a trabalhar com os líderes locais para estabelecer a ordem mínima necessária à proteção das pessoas e bens”, explicou o porta-voz.

O coronel Al Lockwood afirmou ainda que a segurança é uma prioridade para assegurar a chegada da ajuda humanitária, o que deverá acontecer “brevemente”.