Britânicos podem chefiar forças no Afeganistão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de dezembro de 2001 as 18:40, por: cdb

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, revelou que as tropas britânicas estão preparadas para chefiar a força internacional que será enviada ao Afeganistão. A declaração de Blair foi feita durante uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira, juntamente com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, em Londres.

Blair afirmou que a decisão quanto ao envio de forças deve ser “tomada rapidamente”, mas comentou que ainda há uma série de detalhes que precisam ser decididos e discutidos. A França e a Alemanha também expressaram interesse em também desempenhar “um papel ativo” na força internacional, que visa preservar a paz no Afeganistão e garantir o funcionamento das operações humanitárias no país.

Já o secretário Colin Powell adiantou que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ainda não decidiu quais serão os rumos da “segunda fase” da chamada guerra contra o terrorismo. Mas Powell enfatizou que a rede Al-Qaeda de Osama Bin Laden precisa ser destruída onde quer que ela esteja.

Segundo o secretário de Estado americano, os Estados Unidos não terão concluído o seu trabalho até que “a última célula seja destruída”. Antes de se encontrar com Tony Blair, Powell esteve em Paris, onde se encontrou com o presidente francês Jacques Chirac e o ministro das Relações Exteriores francês, Hubert Vedrine.