Briga pela elite

Arquivado em:
Publicado Quarta, 15 de Fevereiro de 2012 às 14:53, por: CdB

Desfiles das escolas do Grupo de Acesso serão realizados nos dias 19 e 20 no Ceilambódromo. Campeã subirá para o Grupo Especial em 2013

Renato Ferreira, da Agência Brasília

Entre as nove escolas de samba do Grupo de Acesso do Distrito Federal, a expectativa é uma só: ser campeã e subir para o Grupo Especial. Para atingir o objetivo, todas estão trabalhando duro e acertando os últimos detalhes para fazer bonito no Ceilambódromo no domingo (19) e na segunda-feira (21), quando acontecerá o desfile do Grupo de Acesso do Carnaval do DF.
 
Comemorando 21 anos de criação, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Dragões de Samambaia vai levar à avenida o enredo Inesquecível, inigualável, sem palavras: presente, a dádiva da alegria. “Vamos falar sobre o simbolismo do ato de presentear. Serão abordadas passagens históricas e fatos contemporâneos, como as celebrações dos dias das mães e dos pais”, informou o presidente da escola, Vicente Bezerra. Rebaixada no Grupo Especial em 2011, a escola espera estar de volta à elite no ano que vem. Para isso, contará com a força de 500 componentes, 10 alas e três carros alegóricos.
 
Na Associação Carnavalesca Recreativa e Cultural Acadêmicos de Santa Maria, o enredo será Coração, a vida que se faz viva. Os 500 componentes e 14 alas da agremiação contarão a história do coração do ponto de vista das emoções, do sentimento que nos causa uma boa música ou um poema agradável.
 
A escola de Santa Maria aposta nos seus dois carros alegóricos como um trunfo para garantir a vaga no Grupo Especial. “Serão os maiores carros do Carnaval, maiores até mesmo que os das escolas da elite. Um deles terá 24 metros de comprimento e 10 metros de altura”, contou o carnavalesco da agremiação, Maicon Andrade.
 
Já o Grêmio Recreativo e Cultural Projeto Colibri vai homenagear as mulheres brasileiras. “Iremos falar de várias mulheres que tiveram papel ativo na história do país, como a presidenta Dilma Rousseff, Chiquinha Gonzaga, Cora Coralina e Marta Rocha, entre várias outras”, disse o presidente do Projeto Colibri, Milton Araujo. Fundada em 2003, a escola nunca esteve no Grupo Especial. “Espero que esta seja nossa vez de subir”, confidenciou Araújo. A agremiação de São Sebastião vai desfilar com 800 integrantes, 19 alas e quatro carros alegóricos.
 
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Cerrado vai sair com o enredo Educação, escola de A a Z. A agremiação do Guará irá contar a trajetória de um estudante do jardim de infância à faculdade, passando por assuntos ligados à literatura e à criação da internet.
 
Oito alas, 390 integrantes e três carros alegóricos vão representar a escola. Mesmo fazendo sua estreia no Grupo de Acesso, a Império do Cerrado já pretende subir para a elite do Carnaval do DF. “Estar em 2013 no Grupo Especial é o nosso objetivo para o desfile deste ano”, avisou o presidente da agremiação, Mário Santos.
 
No Grêmio Recreativo Carnavalesco União da Vila Planalto e Lago Sul, as homenagens serão ao próprio carnaval – Carnaval, a oitava maravilha é o enredo. Cerca de 400 integrantes, 10 alas e três carros alegóricos vão representar a escola no Ceilambódromo.
 
Fundada em 1997, a União da Vila Planalto e Lago Sul nunca esteve no grupo principal das escolas de samba do DF. A agremiação espera começar a mudar esta história na próxima segunda-feira (20), quando irá desfilar em Ceilândia.
 
Grécia – A Associação Recreativa Desportiva e Cultural Unidos do Recanto das Emas (Aruremas) irá homenagear a cultura popular da Grécia. A escola vai levar para Ceilândia o enredo Mitos e lendas entrelaçados pelo teatro grego em suas faces, apoiado por 800 componentes em oito alas e com três carros alegóricos.
 
“Queríamos falar sobre algo diferente e atrativo, como o drama e a comédia. Esperamos que este enredo nos ajude a voltar para o Ceilambódromo no Grupo Especial em 2013”, destacou o presidente da Aruremas, Erimar Alves.
 
A Associação Cultural Desportiva Mocidade de Valparaíso de Goiás vai apostar na magia que o circo exerce em crianças e adultos. A agremiação irá homenagear o tradicional Cirque du Soleil, com o enredo Circo du Soleil: alegria, alegria.
 
Caçula dentre as escolas de samba que concorrem ao título do Carnaval do DF (a agremiação desfila desde 2004), a Mocidade de Valparaíso pensa grande. “Chegamos para ficar. Vamos mostrar nossa força e lutar por um lugar no Grupo Especial”, contou o presidente da escola, Luiz Antônio dos Santos.
 
Também vão se apresentar nos desfiles do Grupo de Acesso o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Paranoá e a Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Candangos do Bandeirante.
 
A apuração dos desfiles do Grupo de Acesso está marcada para a quarta-feira de cinzas, dia 22. A escola campeã subirá para o Grupo Especial. A última colocada será rebaixada para a categoria Blocos de Enredo.
 
Serviço
 
Os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso ocorrem no domingo (19) e na segunda-feira (20). Confira a ordem das escolas que vão passar pelo Ceilambódromo: 
 
Dia 19
 
Associação Cultural Desportiva Mocidade de Valparaíso de Goiás – 20h
 
Grêmio Recreativo e Cultural Projeto Colibri – 21h10
 
Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Cerrado – 22h20
 
Associação Carnavalesca Recreativa e Cultural Acadêmicos de Santa Maria – 23h30 
 
Dia 20
 
Grêmio Recreativo Carnavalesco União da Vila Planalto e Lago Sul – 20h
 
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Paranoá – 221h10
 
Associação Cultural Desportiva e Recreativa Dragões de Samambaia – 22h20
 
Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Candangos do Bandeirante – 23h30
 
Associação Recreativa Desportiva e Cultural Unidos do Recanto das Emas – 0h40

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo