Briga de caciques

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 5 de dezembro de 2003 as 09:49, por: cdb

O PFL, que há oito anos vence a eleição para a Prefeitura de Salvador, pode acabar fora até mesmo do segundo turno no pleito do próximo ano. Pesquisa espontânea realizada pelo Instituto E-leva Tecnologia Ltda revela que os prováveis candidatos do partido estão em baixa.

Apontado como o mais cotado pefelista para a disputa, o secretário da Fazenda, Albérico Mascarenhas, aparece na última colocação, com 0,12% das intenções de voto. Outro nome do partido, o deputado federal José Carlos Aleluia, nem foi citado pelos eleitores.

Tais dados podem ajudar o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) a querer emplacar o nome do neto, o deputado ACM Neto. Foi exatamente a disputa em Salvador que azedou as relações entre o velho e decadente cacique e o novo e ascendente chefe da tribo, senador Jorge Bornhausen (SC), presidente do pefelê.
INQUILINATO
Chama-se Maria José Gouveia, principal assessora do deputado federal Itamar Serpa (PSDB), a inquilina do luxuoso apartamento, na Barra, do advogado Wilson Escócia da Veiga – preso por fraudes contra o INSS -, que foi a leilão na semana passada.

Interessada em arrematar o imóvel, deu um cheque de R$ 350 mil, que foi devolvido.

Os advogados do INSS acreditam tratar-se de manobra para retardar o leilão.

ALLAH ACKBAR!
Na visita a Damasco, a comitiva presidencial foi surpreendida por intensa chuva, a segunda do ano no país. Num antigo mercado da capital síria, populares associavam o fenômeno à presença de Lula na cidade.

No mundo árabe, chuva é sinal de bom presságio.

Cá entre nós: se Lula fizesse mesmo chover não teria deixado a pequena Caetés rumo a São Paulo.

PRATO FEITO
A propósito, esta coluna aposta um tabuleiro de sfihas e quibes como o Lula volta deste giro pelo Oriente Médio uns bons quilos mais gordo.

Pela agenda, está encarando irresistíveis iguarias da culinária árabe.

À MEXICANA
Dois criminosos seqüestraram domingo uma noiva em plena festa de seu casamento numa cidade do estado mexicano de Michoacán.

Jessica Canela Valdovinos, 18 anos, ainda estava com vestido de noiva quando a levaram em uma caminhonete para rumo ignorado, informou ontem o jornal Reforma.
Duas horas depois do casamento, o recém-casado, Jesús Palomino Preciado, 24 anos, denunciou o fato e apontou como possível seqüestrador um ex-namorado que já havia expressado a ela seu desgosto pelo casamento.

GRUDE
Há três semanas, quatro funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos retiram chicletes grudados no piso do mezanino da estação Brás, que é feito de uma borracha antiderrapante.

Por dia, estão retirando 1 quilo.

TIRADENTES
Pela coerência, a senadora Heloisa Helena (PT-AL) será homenageada, na Alerj, com a Medalha Tiradentes.

A iniciativa, do líder do PDT, Paulo Ramos, teve a aprovação da Casa.

TOQUE DE HORROR
Um grupo que acompanhava um enterro, sábado, no cemitério do Caju, entrou em pânico quando um helicóptero fez um vôo rasante. Dele, agentes do Core, grupo de elite da Polícia Civil, portando armas de grosso calibre, começaram a atirar para o chão, na grama do mausoléu de Tiradentes.

Foram três salvas, em homenagem a um colega morto.

Houve correria, com senhoras se escondendo atrás de túmulos e apavoradas.

Ninguém ousou reclamar, diante de tão ruidosa exibição de poder de fogo e desrespeito à cidadania.

O BEM-AMADO
O ministro José Dirceu teve ontem seu momento popstar.

De passagem pelo Congresso, foi parado por populares para tirar fotografias.

A um grupo de alagoanas, que pediu um retrato ao lado dele, aproveitou para alfinetar a senadora Heloísa Helena:

– Viram como as alagoanas gostam de mim?
inconfidências

>> Marcado para este sábado, às 20h, na Praia de Copacabana, o Beijaço pela Paz. O maior beijo coletivo do mundo antecederá o megasohw Pão Music e visa também a incluir a nova categoria no livro d