Brexit: processo ocorrerá até 2019

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 14 de agosto de 2016 as 09:30, por: cdb

A UE apela a Londres para acelerar o processo do Brexit e se recusa a realizar negociações preliminares

Por Redação, com Sputnik – de Moscou:

O processo de saída do Reino Unido da União Europeia, que foi iniciado segundo os resultados do referendo de junho, pode ser adiantado até o ano de 2019, relata a agência AFP se referindo ao jornal Sunday Times.

Brexit
O governo britânico tem afirmado repetidamente que precisa de tempo para preparar o lançamento do processo

O governo britânico tem afirmado repetidamente que precisa de tempo para preparar o lançamento do processo, que não vai acontecer neste ano, e expressou sua intenção de realizar negociações preliminares antes da implementação oficial do artigo 50º do Tratado de Lisboa. No entanto, a UE apela a Londres para acelerar o processo do Brexit e se recusa a realizar negociações preliminares. Como foi relatado anteriormente, a notificação oficial da Reino Unido sobre a implementação do artigo correspondente pode ser enviada para Bruxelas no início de 2017.

Isto significa que o processo não pode ser iniciado até final de 2017, o que irá adiar a verdadeira e completa saída do Reino Unido da UE até final de 2019, porque todos os tratados deixam de funcionar dois anos depois da notificação sobre a saída do país da União.

A agência observa que a primeira-ministra britânica Theresa May estabeleceu anteriormente um Ministério para o Brexit, mas o chefe da estrutura, David Davis, segundo os dados revelados, conseguiu ficar com apenas cerca de metade do número necessário de funcionários. Estas questões burocráticas também protelam as ações concretas.

Além disso, segundo o jornal, um membro do governo inglês não identificado disse que existem “alguns desafios” ligados com as datas das eleições na França e na Alemanha, o que pode suspender o início das negociações sobre o Brexit. Na França, as eleições presidenciais serão realizadas em Abril de 2017 e na Alemanha — no Outono de 2017.