Brasília sediará seminário para discutir avaliação da educação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de abril de 2003 as 16:21, por: cdb

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) realizará nos dias 7 e 8 de abril o Seminário “Avaliar Para Quê? Avaliando as Políticas de Avaliação Educacional”. O encontro, que será realizado em Brasília, é dirigido às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, entidades representativas de instituições de ensino, dos estudantes e dos trabalhadores da educação, entidades científicas, acadêmicas, universidades, pesquisadores e formuladores de políticas públicas.

Segundo Otaviano Helene, presidente do Inep, este é o primeiro passo para o estabelecimento de uma ampla discussão nacional que deve envolver as diversas entidades ligadas ou não a governos. “Ao debater as políticas de avaliação da educação básica e superior, o Inep pretende colher subsídios para aperfeiçoar e estruturar um sistema de avaliação que reflita as diretrizes traçadas para a educação no programa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma.

Estão programadas quatro mesas-redondas para o seminário: Um Olhar Panorâmico sobre as Políticas de Avaliação da Educação no Brasil; A Avaliação da Educação Superior; A Avaliação do Ensino Fundamental; A Avaliação do Ensino Médio.

“Vamos debater os processos de avaliação e adequá-los à situação de um novo governo que tem um compromisso social com a área de educação, diferente do governo anterior, que tinha compromisso com um perfil liberalizante ou mercantilista de educação”, conclui Otaviano.