Brasília abre seminário sobre Defesa Cibernética nesta quarta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de outubro de 2012 as 12:47, por: cdb

Profissionais de tecnologia da informação e segurança digital se reuniram em Brasília nesta quarta-feira para o 3º Seminário de Defesa Cibernética, que se estende até sexta.

CDCiber
O seminário teve a iniciativa do CDCiber

O evento é promovido pelo Ministério da Defesa e vai reunir especialistas do Brasil e de outros países para debater temas relacionados à estratégia de segurança e defesa para os grandes eventos, capacitação de recursos humanos no segmento e investimentos cibernéticos do setor empresarial. O objetivo da iniciativa, organizada pelo Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), é fomentar a discussão, a reflexão e a troca de experiências entre instituições públicas, organizações militares e civis, além de integrantes do meio acadêmico – nos âmbitos nacional e internacional – que tenham relação com o tema.

As experiências adquiridas com a atuação de segurança e defesa cibernética durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em julho deste ano, no Rio de Janeiro, serão apresentadas durante encontro.

O Centro de Defesa Cibernética que estreou em julho deste ano é o primeiro sistema nacional de proteção contra ataques vindos da internet. A entidade, que é controlada pelo Exército, tem a função de garantir a proteção cibernética durante grandes eventos.

Após estreia na Rio+20, o Centro agora tem pela frente a cobertura de dos megaeventos esportivos sediados pelo Brasil, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.