Brasília, 52 anos: PM em treinamento para a Copa do Mundo

Arquivado em:
Publicado Quinta, 19 de Abril de 2012 às 13:18, por: CdB

Aniversário da capital federal servirá como mais um teste para o policiamento que será adotado em 2014

Secretaria de Comunicação

Mais do que uma grande festa, a comemoração dos 52 anos de Brasília servirá como treinamento da Polícia Militar do Distrito Federal para a Copa das Confederações (2013), da qual Brasília é a anfitriã, e para a Copa do Mundo de 2014 – a capital federal receberá o número máximo de partidas, sete ao todo.
 
O esquema adotado também servirá como base para a segurança da Fifa Fan Fest, festa popular com transmissão dos jogos, que será realizada na Esplanada dos Ministério, durante o Mundial.
A segurança do aniversário de Brasília contará com todas as unidades de policiamento especializado da PM, o que inclui: Polícia Montada; batalhões de Operações Especiais (Bope), Ambiental e de Policiamento com Cães; Polícia de Choque, Aviação e Operacional, além do policiamento com motocicletas, viaturas e a pé. No total, serão mais de 2 mil policiais atendendo ao evento, até o dia 22 de abril.
 
“Brasília está acostumada a receber grandes shows e eventos na Esplanada, com até 1 milhão de pessoas. A principal diferença da festa de aniversário para a Copa será o trabalho com a massa de torcedores. Para isso, já temos o Grupo de Trabalho da Copa (GT Copa) criado há dois anos”, explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
 
“Participamos de cursos e treinamentos em todas as 12 cidades-sede da Copa. A base de controle está sendo mantida desde o início dos trabalhos, o que vai garantir a unidade da equipe”, garante.
 
Rotina
– Esta não será a primeira vez em que a segurança pública do DF é testada com foco na Copa do Mundo. Na semana passada, de 13 a 15 de abril, o Desafio Internacional de Beach Soccer, realizado em arena montada no Parque Ecológico Águas Claras, também serviu para que a PM aprimorasse a preparação para o Mundial.
 
Na ocasião, foram realizados dois amistosos entre Brasil e Argentina. O policiamento envolveu 220 policiais por dia, no sábado e no domingo, para um público médio de 3 mil pessoas. As delegações e a arbitragem tiveram escolta desde a chegada ao Aeroporto Juscelino Kubitschek. Dentro dos ônibus, policiais à paisana acompanharam o deslocamento.
 
Houve, inclusive, a preocupação em ter um policial fluente em espanhol no veículo que fez o transporte da seleção argentina. Policiais dos batalhões  Turístico e de Choque fizeram a segurança nos hotéis, 24 horas por dia.
 
Em setembro de 2011, a PM realizou o primeiro grande treinamento com foco na Copa do Mundo de 2014. A corporação realizou simulações de operações estratégicas na Ermida Dom Bosco, no Clube do Servidor, no Parque da Cidade, no Aeroporto JK – com cães farejadores e policiais bilíngues para atender turistas –, além de ações de desarmamento de explosivos na Torre de TV e de patrulhamento no Lago Paranoá.
 
Os treinos terminaram com policiamento especial no grande show que celebrou a contagem regressiva de mil dias para o Mundial, realizado no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo