Brasileiros trabalham mais que outros povos, diz pesquisa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 1 de setembro de 2003 as 09:52, por: cdb

Agora está comprovado. Os brasileiros trabalham mais do que o resto do mundo. Este é o resultado de uma pesquisa realizada pelo OIT (Organização Internacional do Trabalho). Segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo, o brasileiro trabalha, durante o ano, mais do que os franceses, os italianos, os suíços, os alemães, os noruegueses, os dinamarqueses e os belgas.

Os americanos são os que passam mais horas trabalhando entre os países ricos (cerca de 1.825 horas por ano). No Brasil, cada funcionário trabalha, em média, 1.698 horas por ano.

No entanto, apesar de trabalhar mais, o Brasil é o País onde os funcionários produzem menos. A pesquisa da OIT aponta uma estagnação da produtividade no País nos últimos 20 anos, contra um crescimento no resto do mundo.

Segundo o relatório, os americanos são os campeões de produtividade e geraram, em média, US$ 60,7 mil no ano passado. No Brasil, cada trabalhador tem produtividade média de US$ 14,3 mil por ano.

No entanto, a OIT esclarece que a produtividade dos funcionários não está relacionada apenas com sua capacidade técnica ou esforço. A Organização leva em conta também a tecnologia do país, o ambiente econômico e a situação social.