Brasileiros ocupam primeira fila de Indianápolis

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 11 de maio de 2003 as 22:12, por: cdb

O piloto brasileiro Tony Kanaan, da Equipe Andretti Green, ficou muito contente com a segunda posição no Pole Day, que definiu o pole position para a 87.ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, que será realizada no dia 25. Depois de ficar na frente por cerca de 2 horas de treino deste domingo, Kanaan perdeu a pole no final, para outro brasileiro, Hélio Castro Neves (Penske)

– Mesmo assim estou muito contente com o resultado. Há duas ou três semanas, pouca gente acreditava na minha recuperação para a corrida. Sentar no carro e em menos de uma semana marcar o segundo melhor tempo já é um grande motivo de felicidade para mim – explicou Tony Kanaan, um dos calouros nas 500 Milhas, em sua segunda participação.

Nas quatro voltas da classificação, Tony conseguiu a média horária de 371.768 km/h, contra 372.925 km/h de Helinho Castro Neves, conhecido como Spider Man, que tenta a sua terceira vitória consecutiva, o que lhe colocaria de vez na história de Indianápolis. Já Tony Kanaan teve, teve de lutar para se recuperar em tempo para a classificação, já que depois do acidente no Japão, sofreu uma cirurgia no pulso esquerdo e não sabia se corria.

– Agora o negócio começa a esquentar. Consegui me recuperar do acidente bem antes do previsto e minha recuperação foi muito boa, bem parecida com o Wolverine (explica se referindo ao personagem do filme X-Men 2, que tem poder de cura acelerada). A pole position em Indianápolis não é certeza de vitória. Vou usar de novo do meu poder de recuperação para chegar na frente na prova.

Pela manhã, nos treinos livres, a Equipe Andretti Green experimentou um set-up novo para o carro de Tony Kanaan, mas não surtiu o efeito esperado.

– Para a classificação, resolvemos voltar para o que tínhamos programado antes. O carro não rendeu aquilo que a gente estava esperando – explica Kanaan.

Depois do Pole Day, adiado para este domingo por causa da chuva forte que caiu em Indianápolis no sábado, 24 vagas já estão preenchidas para a 87.ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Ainda restam 9 vagas no grid. O Bump Day está marcado para o dia 18/05.

Nesta quarta-feira, a pista do Indianapolis Motor Speedway será reaberta para os treinos livres. A corrida será no dia 25 de maio.