Brasileiros ilegais nos EUA começam a retornar

Arquivado em:
Publicado Segunda, 17 de Dezembro de 2007 às 07:29, por: CdB

Milhares de imigrantes brasileiros que entraram nos Estados Unidos no começo da década de 1990 e ficaram ilegalmente no país estão decidindo voltar ao Brasil, segundo afirma reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário El Nuevo Herald, de Miami.

O fenômeno do retorno dos brasileiros ilegais dos Estados Unidos já havia sido tema de uma reportagem publicada pelo New York Times há duas semanas.

Na reportagem, o Nuevo Herald, voltado à comunidade hispânica da Flórida, atribui o refluxo da onda migratória ao fracasso das novas leis de imigração no Congresso americano, que poderiam dar anistia a muitos dos ilegais, e à relutância das autoridades em expedir carteiras de motorista para os ilegais, entre outros fatores.

"De acordo com projeções do Consulado do Brasil em Miami, desde o começo de 2007 até fevereiro centenas de famílias brasileiras terão regressado à sua terra natal", diz a reportagem.

Ouvido pelo jornal, o cônsul do Brasil em Miami, Rafael de Mello, comenta que, ao mesmo tempo em que enfrentam dificuldades nos Estados Unidos, com um maior rigor contra os imigrantes ilegais, a crise econômica e o desemprego em alta, os imigrantes brasileiros vêem uma oportunidade para voltar ao seu país, com a economia local e o real em alta.

A reportagem comenta que "a saída irrefreável de brasileiros já triplicou a busca por serviços de mudanças e a venda de passagens aéreas ao Brasil".

O vice-cônsul do Brasil, Cesar Arévalo, disse que "o medo tomou conta da maioria" dos ilegais. Segundo ele, nos últimos meses têm sido freqüentes as prisões e deportações de imigrantes brasileiros no sul da Flórida.

Segundo ele, somente naquela região o consulado contabilizou mais de 152 processos de deportação contra brasileiros ilegais desde agosto.

Um pastor brasileiro de uma igreja batista da cidade de Pompano Beach disse ao jornal que esta é a pior crise que a comunidade brasileira nos Estados Unidos enfrenta "nos últimos 17 anos".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo