Brasileiros ganham ouro e bronze no judô em Paris

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 as 09:42, por: cdb

O Brasil conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze no Grand Slam de Paris, primeira competição do ano e um dos mais importantes campeonatos de judô do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e Campeonato Mundial. Diante de uma arquibancada lotada com mais de 10 mil pessoas, Leandro Guilheiro foi o campeão dos meio-médios e Tiago Camilo ficou com o bronze entre os médios. Luciano Correa (meio-pesado), Erika Miranda (meio-leve) e Sarah Menezes (ligeiro) terminaram em quinto lugar.

– É um dos dias mais felizes da minha vida. Só lutei em Paris uma vez, em 2004, e era um sonho de infância vir aqui e vencer – comemorou Leandro Guilheiro, que em apenas duas competições na nova categoria, ganhou duas medalhas (bronze no Grand Slam de Tóquio, em dezembro).

Tiago Camilo também levantou o público foi de ippon em ippon até a semifinal, quando perdeu para Dilhod Choriev (UZB), terceiro do ranking mundial. Também recém subido de categoria (do 81kg, onde foi campeão mundial em 2007 e medalhista de bronze em Pequim 2008) para o peso médio, Camilo diz ainda sentir necessidade de ganhar força.

– Havia ganhado do Choriev em Moscou, quando fui bronze no Grand Slam no ano passado, mas dessa vez senti muita dificuldade em relação à força. Tive pouco treino esse ano mas cheguei bastante motivado. Quero aproveitar ao máximo esse período na Europa para melhorar meu judô – comenta Camilo, que fica com a seleção brasileira no exterior até o fim de fevereiro.

Até lá, estão programados o treinamento de campo em Paris, a Copa do Mundo de Viena (masculino) e a Copa do Mundo de Budapeste (feminino), treinamento de campo com a equipe olímpica inglesa em Dartford/ING e o Grand Prix de Dusseldorf.

Os outros brasileiros que competiram neste domingo foram Luciano Correa (quinto lugar), Walter Santos, Mayra Aguiar e Maria Suellen Altheman. O Brasil encerrou a participação em sexto lugar de 55 países no quadro de medalhas. Participaram do Grand Slam de Paris 382 atletas.