Brasileiro conquista o ouro na Olimpíada Internacional de Ciências no Irã

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de janeiro de 2013 as 12:24, por: cdb
Além do ouro, o Brasil conquistou medalhas de prata e bronze
Além do ouro, o Brasil conquistou medalhas de prata e bronze

Um estudante brasileiro de apenas 14 anos ganhou a inédita medalha de ouro por equipes na prova prática da Olimpíada Internacional de Ciências, realizada no Irã, em dezembro de 2012. O jovem Matheus Camacho competiu com 180 concorrentes de 28 países.

O adolescente que ainda está no ensino fundamental, passou pela primeira eliminatória nacional, em maio de 2012, que continha provas de química e física. A inteligência do mais jovem competidor brasileiro foi comprovada na fase mais importante da Olimpíada: a experimental.

Ao lado de outros dois brasileiros, Matheus teve que encarar uma prova sobre DNA. Era preciso, através de uma sequência, desvendar as demais. O trio comparou as informações desses dois grupos e completou a prova com os 40 pontos exigidos. Nesta prova, Taiwan e Rússia dividiram a medalha de bronze e Indonésia e Irã a prata.

No total, o Brasil levou para a competição seis estudantes e, além do ouro, o país conquistou também três medalhas de prata e duas de bronze. Na classificação geral, o Brasil ficou em quinto lugar na competição, enquanto Taiwan ficou em primeiro.

Olimpíada Internacional do Conhecimento no Brasil

Em 2012, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que o país poderia organizar, neste ano, uma Olimpíada do Conhecimento. O objetivo do ministro Aloizio Mercadante é “fortalecer o movimento”, caracterizado, nos últimos anos, pela multiplicação das competições escolares pelo país que testam o conhecimento dos alunos em diversas áreas: português, matemática, biologia, geografia, química, história e até astronomia.

Na avaliação do MEC, as olimpíadas têm impacto positivo na aprendizagem. As inscrições para edição 2012 da OBMEP terminaram na última semana com um recorde de inscritos: 46 mil escolas e 19,2 milhões de alunos participantes.