Brasileirão ainda tem 20 clubes em disputas

Arquivado em:
Publicado Segunda, 01 de Dezembro de 2003 às 20:17, por: CdB

Faltam apenas duas rodadas para o final do primeiro Campeonato Brasileiro por pontos corridos da história do Brasil. E, pelo menos matematicamente, 20 das 24 equipes da competição ainda lutam por algum objetivo, seja ele uma vaga na Copa Libertadores, na Copa Sul-Americana ou a fuga do rebaixamento.

Entre todos os times que começaram a competição, apenas quatro têm motivos para acomodação. Além do Flamengo, classificado para a Copa Sul-Americana, as equipes são justamente as três primeiras colocadas do Brasileiro: o campeão Cruzeiro; o vice, Santos; e o terceiro colocado, São Paulo. Os três asseguraram antecipadamente suas vagas na Libertadores de 2004.

Internacional, São Caetano, Coritiba, Atlético-MG e Goiás lutam por uma das duas vagas restantes na principal competição do continente. Todos eles já asseguraram no mínimo um lugar na Copa Sul-Americana, objetivo que também é cobiçado por Paraná, Atlético-PR, Figueirense, Guarani, Corinthians, Criciúma e Vitória.

Segundo o site da CBF, "as quatro primeiras vagas na competição serão definidas pelo Ranking da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) para o futebol brasileiro". Assim, essas vagas pertencem a São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Flamengo. "As oito vagas restantes pertencerão aos oito primeiros clubes classificados no Campeonato Brasileiro 2003, excluídas as quatro equipes originárias do Ranking da CSF", complementa o comunicado.

Já na mais desesperada das disputas, aquela para fugir do rebaixamento, estão Vasco, Juventude, Fluminense, Paysandu, Fortaleza, Grêmio, Bahia e Ponte Preta, com os três últimos em situação bem mais crítica do que a de seus concorrentes.

Confira o que cada time precisa para atingir seu objetivo no Campeonato Brasileiro*:

LIBERTADORES:

4º) Internacional - 71pts; 20v
Confrontos: São Paulo (casa) e São Caetano (fora)
Se vencer o São Caetano na última rodada garante a vaga para a Libertadores.

5º) São Caetano - 71pts; 18v
Confrontos: Juventude (fora) e Internacional (casa)
Para não depender de nenhum outro resultado, precisa ganhar seus últimos dois jogos.

6º) Coritiba - 69pts; 20v
Confrontos: Fortaleza (fora) e Criciúma (casa)
Devido ao confronto direto entre Inter e São Caetano, o Coxa depende somente de suas forças e precisa ganhar seus últimos dois jogos.

7º) Atlético-MG - 66pts; 17v
Confrontos: Vitória (fora) e Goiás (casa)
Precisa ganhar suas duas partidas, torcer para que o Coritiba não vença mais. Ainda, o Galo precisa torcer para que o São Caetano marque no máximo um ponto ou o Inter perca seus últimos dois jogos.

8º) Goiás - 65pts; 18v
Confrontos: Figueirense (casa) e Atlético-MG (fora)
O Goiás precisa vencer seus últimos dois jogos, torcer para que o Coritiba some no máximo dois pontos e ainda para que São Caetano ou Inter percam suas duas últimas partidas.


COPA SUL-AMERICANA:

10º) Paraná - 61pts; 17v
Confrontos: Corinthians (fora) e Vitória (casa)
Para não depender de tropeços de Atlético-PR e Figueirense, precisa ganhar seus últimos dois jogos.

11º) Atlético-PR - 59pts; 17v
Confrontos: Vasco (casa) e Paysandu (fora)
Ganhando seus dois últimos jogos, se garante na competição sem depender de outros resultados.

12º) Figueirense - 59pts; 15v
Confrontos: Goiás (fora) e Guarani (casa)
Ganhando suas duas últimas partidas, tem que torcer por uma das duas opções: que o Paraná faça no máximo três pontos ou que o Atlético Paranaense não ganhe seus últimos dois jogos.

13º) Guarani - 58pts; 16v
Confrontos: Paysandu (casa) e Figueirense (fora)
Ganhando os jogos que lhe restam, tem que torcer por duas das três opções: que o Paraná não vença mais, e que Atlético-PR e Figueirense não ganhem seus últimos dois jogos.

14º) Corinthians - 58pts; 15v
Confrontos: Paraná (casa) e Grêmio (fora)
Se vencer seus dois jogos, precisará ainda de três das quatro opç

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo