Brasil vence Coréia do Sul na estréia na Liga Mundial de vôlei

Arquivado em:
Publicado Sábado, 26 de Maio de 2007 às 08:18, por: CdB

A seleção brasileira masculina de vôlei estreou com vitória na Liga Mundial 2007. A mescla de juventude e experiência deu certo na primeira partida e o Brasil venceu a Coréia do Sul por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/23 e 28/26, em 1h12 de jogo, no Yugwansoon Gymnasium, em Cheonan, neste sábado. O confronto foi válido pela primeira rodada do grupo A da competição.

O maior pontuador da partida foi o oposto Samuel, com 16 acertos - 12 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque. O ponteiro Murilo foi o segundo jogador que mais marcou, com 14 pontos. Neste domingo, as duas equipes voltam a se enfrentar, a partir das 2h (horário de Brasília), no mesmo local.

O Brasil começou com uma equipe bastante diferente da que conquistou o bicampeonato mundial no ano passado. Dos campeões, somente o meio-de-rede Rodrigão e o oposto Samuel iniciaram a partida. A juventude do levantador Bruno, do meio-de-rede Eder, do líbero Alan e do ponteiro Murilo somou-se à experiência do ponteiro Nalbert, que voltou a vestir a camisa da seleção brasileira depois de duas temporadas no vôlei de praia.

Após o confronto, o técnico Bernardinho ficou satisfeito com o desempenho da equipe.

- Jogamos bem para uma estréia. Apesar do pouco tempo de treinamento e deste time não ter jogado junto em momento algum, tivemos um bom desempenho dentro de quadra. Ainda precisamos acertar algumas coisas e crescer a cada dia - avaliou o treinador.

Bernardinho destacou os pontos nos quais a equipe precisa evoluir para a segunda partida.

- Nosso saque e nosso bloqueio não foram tão eficientes. Tivemos certa dificuldade nestes fundamentos até mesmo por causa da característica do time adversário, uma equipe asiática que joga muito rápido. Além disso, também bobeamos em alguns contra-ataques que poderiam ter sido cruciais para nosso time em momentos decisivos da partida - disse o técnico.

O jogo

A partida começou equilibrada. O marcador ficou disputado até o sétimo ponto. A partir daí, a superioridade técnica brasileira começou a prevalecer. Depois de um ponto de saque de Murilo e um contra-ataque de Samuel, o Brasil abriu três pontos (11/8). Apesar de o time sul-coreano se destacar na defesa, a boa distribuição de jogadas do levantador Bruno ajudou o Brasil a deslanchar (19/12). No bloqueio do capitão Rodrigão, a equipe hexacampeã da Liga Mundial fechou o primeiro set em 25/17.

A Coréia do Sul voltou melhor para a segunda parcial e o Brasil cometeu alguns erros no início. Mas, no ace do levantador Bruno, chegou ao primeiro tempo técnico (8/7). Os donos da casa ainda tentaram fazer frente aos brasileiros, com destaque para o atacante Kim Yo-Han. Depois de um contra-ataque e um bloqueio de Rodrigão, o Brasil marcou 12/10. Aos poucos, com as bolas de segurança de Samuel e Murilo, os brasileiros abriram e administraram o placar até fecharem em 25/23, no ataque de Murilo.

O terceiro set foi o mais equilibrado. Aproveitando-se das falhas do Brasil, a Coréia do Sul abriu dois pontos de vantagem no marcador (10/08). Mas foi só. Depois do saque de Murilo bater na fita da rede e cair na quadra adversária, o Brasil virou (11/10) e chegou à segunda parada técnica (16/14), numa bomba de Murilo sobre Song. No entanto, os coreanos não deixaram os brasileiros deslancharem, empataram (21/21) e chegaram ao set point (24/23). Mesmo assim, o Brasil mostrou a força de uma equipe bicampeã mundial. Depois de dois aces de Samuel, fechou em 28/26.

Esta é a primeira semana da Liga Mundial. O Brasil está no grupo A, ao lado de Coréia do Sul, Canadá e Finlândia. Para o treinador brasileiro, o objetivo inicial é obter a classificação para as finais da competição, entre 11 e 15 de julho, em Katowice, na Polônia.

- Sair com duas vitórias contra a Coréia do Sul neste primeiro fim de semana será muito importante para a nossa classificação. Pelo que observei, a Coréia é uma

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo