Brasil tem 3 entre as cem melhores empresas de TI

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de janeiro de 2008 as 16:33, por: cdb

Três companhias brasileiras fazem parte de um ranking mundial das cem melhores empresas provedoras de serviços de tecnologia de informação (IT, na sigla em inglês) e de outsourcing a ser publicado no mês que vem.

Duas delas – CPM Braxis e DBA Engenharia de sistemas – figuram no ranking desde 2006, e a outra – Politec – entrou na lista no ano passado, informou um porta-voz da revista Global Services, do grupo CyberMedia. A sondagem está em sua quarta edição.

O país com mais empresas na lista é os Estados Unidos: 43 no total. Já a Índia, com 29, é o país emergente que mais sedia empresas líderes nos setores de IT e outsourcing. Segundo a revista, as empresas indianas tiram entre dois terços e três quartos de seus proventos da economia americana.

China e Malásia aparecem com quatro empresas cada uma, e três empresas russas estão na lista. Para a CyberMedia, a presença de empresas deste ramo no Brasil, na Rússia, na China e na Malásia “é um pequeno lembrete de que estes países estão emergindo como destinos viáveis de outsourcing“.

Estas companhias provêem diversos serviços, que incluem IT, finanças, contabilidade, infra-estrutura, recursos humanos e centros de contato. Quase metade delas provê serviços de outsourcing e IT, cerca de 30% provêem apenas IT e outros 21% provêm apenas outsourcing.
Argentina, Canadá, México, Filipinas, Cingapura e Reino Unido aparecem no ranking com duas empresas, e República Tcheca, França e Ucrânia aparecem com uma cada qual.

A pesquisa dividiu as empresas em categorias, e elegeu as líderes. Entre estas, destacam-se a provedora de softwares indiana Tata Consultancy Services (TCS) como a melhor companhia de serviços de IT, e a mexicana Softtek como destaque dos mercados do hemisfério sul.