Brasil suspende importação de carne dos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de dezembro de 2003 as 13:36, por: cdb

O governo brasileiro suspendeu, por tempo indeterminado, a importação de gado, produtos e subprodutos bovinos procedentes dos Estados Unidos em razão do diagnóstico de encefalopatia espongiforme bovina, a chamada doença da vaca louca, naquele país. A informação oficial sobre o diagnóstico da doença em território norte-americano foi prestada hoje ao governo brasileiro pela Embaixada dos EUA. A doença foi identificada em um animal adulto no estado de Washington

O Ministério da Agricultura já alertou todos os postos de fiscalização para não permitir a entrada destes produtos em território nacional e anunciou que as eventuais licenças de importação já concedidas estão automaticamente canceladas. Todas as remessas desses produtos que chegarem aos portos e aeroportos brasileiros serão devolvidas à origem ou incineradas.

O Ministério não se pronunciou sobre as perspectivas de mercado para o produto brasileiro após a identificação da vaca louca nos Estados Unidos. Em maio, o Canadá detectou um caso da doença em seu território e vários países se fecharam às exportações de carne canadense. Os Estados Unidos também poderão sofrer este tipo de embargo.

Como maior produtor e exportador mundial de carne bovina, o Brasil poderá aumentar suas exportações para os principais consumidores da carne norte-americana, como Japão, México, Coréia e Canadá, que importam carne congelada e in natura.