Brasil será palco de reunião entre G-20 e UE

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 6 de dezembro de 2003 as 13:28, por: cdb

No dia 12 de dezembro haverá uma reunião, no Brasil, entre representantes do G-20 e da União Européia. A informação é do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O encontro também contará com a participação do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Supachai Panatchpakdi. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive, receberá a delegação do grupo. Por conta disso, a reunião foi transferida para Brasília. Inicialmente estava prevista para o Rio de Janeiro.

De acordo com o chanceler brasileiro será uma excelente oportunidade de retomar conversações após a Conferência da OMC, em Cancún, no México, informa a Agência Brasil.

-É a primeira vez que dois grandes blocos vão se encontrar para tratar de assuntos importantíssimos- disse.

Ressaltou que essa reunião, por si só, é uma demonstração da força do bloco, constituído pouco antes do México. Na opinião de Amorim, as decisões do G-20 não podem ser desconsideradas, porque são forças sem as quais não se avança na OMC. O principal ponto que o Brasil trata nesse bloco é a agricultura. Os países desenvolvidos, como Estados Unidos e integrantes da União Européia, têm imposto uma série de restrições aos produtos brasileiros.

Aliás, em todos os discursos feitos na viagem ao Oriente Médio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem criticado a postura restritiva dos países ricos e tem sugerido que os países pobres se unam a fim de que possam competir em pé de igualdade com os desenvolvidos.

O ministro afirmou, ainda, que os Estados Unidos – Robert Zoellick, em especial – foram convidados para participar da reunião. No entanto, não deram resposta de que participariam.

-Quando quiserem poderão participar- disse.